top of page
by Brunelson
As origens da música do FOO FIGHTERS não são difíceis de encontrar. Misture o DNA sujo do NIRVANA, adicione uma camada essencial de rock de arena, lixe as bordas apenas o suficiente para trazer grandes ganchos melódicos, mas não o suficiente para impedir Grohl de ficar gritando na sua cara, e você terá o FOO FIGHTERS.
O vocalista/guitarrista Bob Mould e o baterista Grant Hart eram cantores e compositores intensamente talentosos, e o punk rock simplesmente não forneceu a plataforma adequada para que eles exibissem todo o seu talento.
Então, eles criaram um novo gênero de música que manteve a intensidade do punk rock, mas incorporou a grandeza do rock clássico e até mesmo ganchos melódicos.
Não por acaso, Dave Grohl absorveu o som único do HUSKER DU e viu um caminho a seguir para a sua própria musicalidade. Em entrevista à revista Planet Rock em 1996, Grohl citou os elogios à banda: “Quero dizer, BLACK FLAG foi no início e quando descobri o ZEN ARCADE, eu pensei: 'Deus, essas pessoas escrevem músicas, cara'. Foi incrível! Era como se o THE BYRDS encontrasse o BLACK FLAG e aquilo me surpreendeu, e as músicas ficavam na sua cabeça para sempre e foi algo simplesmente incrível".
Grohl imediatamente assumiu o som característico da banda e o timbre de som de guitarra de Bob Mould pode ser encontrado em canções do FOO FIGHTERS como "Everlong" (2º disco, "The Colour and The Shape", 1997) e "Learn to Fly" (3º disco, "There is Nothing Left to Lose", 1999).
Mas foi no início dos anos 2000 que Dave Grohl decidiu homenagear diretamente o HUSKER DU, incorporando um dos seus álbuns na letra de uma das músicas mais populares do FOO FIGHTERS.
Foi na canção "Times Like These" (4º disco, "One by One", 2002), o rock eternamente otimista que Grohl criou quando a banda estava prestes a se separar.
Antes de gravarem o álbum "One by One", o baterista do FOO FIGHTERS, Taylor Hawkins, havia sofrido uma overdose de heroína em 2000 e as diferenças entre os membros da banda tornaram-se cada vez mais aparentes, com Dave Grohl suspendendo a produção do disco para se juntar temporariamente como baterista do QUEENS OF THE STONE AGE.
Se alguma vez houve um momento real em que o FOO FIGHTERS pudesse se separar até aquele momento, foi dessa vez...
Mas Grohl retornou da gravação e turnê com o QUEENS OF THE STONE AGE, reuniu a sua turma e colocou uma nova ênfase na resiliência da banda que foi pontuada pelas palavras animadas e mensagem encorajadora na música “Times Like These”.
O 2º verso da música começa com a frase: “I / I’m a new day rise / I’m a brand new sky to hang / the stars upon once”. Embora isso possa soar como Grohl se tornando poético, na verdade é uma referência direta ao 3º álbum de estúdio do HUSKER DU de 1985, "New Day Rising".
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments