top of page
by Brunelson
A cena hardcore da capital Washington que ele ajudou a criar ainda estava forte, com bandas locais como SCREAM, MARGINAL MAN e RITES OF SPRING carregando o espírito que MacKaye foi pioneiro.
Mas ele estava ansioso mesmo era para se restabelecer como artista e compositor.
Com a dissolução de sua banda de curto período, EMBRACE, MacKaye recrutou o baixista Joe Lally e o baterista Colin Sears (que logo depois retornou à sua banda principal, DOG NASTY). Então, MacKaye fez amizade com o baterista do RITES OF SPRING, Brendan Canty, e o convidou para participar dos ensaios de sua nova banda que ele estava querendo formar no início de 1987.
RITES OF SPRING havia encerrado as suas atividades e o vocalista Guy Picciotto acompanhou o seu amigo baterista para ouvir o quê aquele power trio estava fazendo. A mistura de estilos dessa nova banda divergia do idioma clássico do hardcore, mas Picciotto viu MacKaye cuidando das funções da guitarra e vocal, e resolveu ficar na surdina.
Foi nessa configuração que a banda se apresentou no clube DC Space em 28 de dezembro de 1987 (foto e vídeo). O pico era um lendário local de punk rock que abrigava arte performática de vanguarda, exibições de filmes de arte e leituras de poesia desde 1977. Apenas alguns quarteirões da Casa Branca, o DC Space seria um dos primeiros locais para músicos locais iniciantes e mais tarde inspiraria novos clubes como o 9:30 Club e o The Black Cat.
A banda que tocou naquela noite estava muito longe dos projetos anteriores dos seus membros. A entrega de britadeira do MINOR THREAT e o impulso inspirador do RITES OF SPRING foram substituídos por focos intensos de mudanças de ritmo e acordes que pareciam ter tanto a ver com o rock alternativo quanto com o punk rock.
Em vez de caóticos e imprevisíveis, FUGAZI era uma banda precisa e metódica. Eles trouxeram a mesma energia maníaca que veio de bandas punk hardcore mais tradicionais, mas o FUGAZI foi mais deliberado em suas intenções musicais. Isso pode ser ouvido em músicas apertadas como "Bad Mouth", o groove quase new wave na canção "And The Same", e o riff de metal da música "Furniture".
A única vez em que Picciotto assumiu os vocais principais neste show foi na música "Break In", durante a qual ele canta em um microfone quase inaudível.
Encerrando o show e com o público muito alvoraçado, a multidão também se reuniu no palco e essa era uma ocorrência comum durante os shows do FUGAZI, já que a banda procurava fazer muito pouca distinção entre eles e os seus fãs.
Na verdade, todos eles contribuíram para a força da natureza que era o FUGAZI.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments