Green Day: qual foi o artista que o frontman da banda chamou de "Jesus do punk rock”?
by Brunelson
22 de nov. de 2024
Goste ou não, Billie Joe Armstrong teve uma mão pesada no que constitui hoje como punk rock.
Sem ele e seu trabalho como vocalista/guitarrista do GREEN DAY, o punk rock provavelmente seria apenas um termo que atribuiríamos aos grupos dos anos 70 e 80 em suas culturas contraculturais e anarquistas, em vez de uma forma de arte mais notável no sentido que abrangeu o ressurgimento popularizado do gênero no mainstream.
E por trás de cada artista, há as suas inspirações e influências, e para Armstrong se demonstra como tudo o que o punk é e deveria ser, um artista que se elevou muito além e acima de todos da cena.
Mas antes, o GREEN DAY sempre foi uma das bandas mais divisivas do punk rock, principalmente porque os amantes tradicionais do punk discordam das maneiras como Armstrong adota vários traços do gênero, seja em músicas populares ou em atitudes muito diluídas para ser considerado um punk "de verdade".
Dito isso, o GREEN DAY também possui sua própria visão do que eles consideram punk “real” e o que não é, com o BLINK 182 sendo o exemplo ideal do último. Sendo entrevistado pela revista britânica Kerrang, o baixista da banda, Mike Dirnt, considerou o BLINK 182 como “irritante” e quase ofensiva, dizendo: “Fiquei muito feliz por eles com seu retorno, mas agora acho isso um pouco irritante. Acho que eles banalizam o que fazemos e o punk rock em geral. É como jogar merda na cara de alguém”.
Do outro lado da moeda, Armstrong uma vez falou sobre o impacto de Joey Ramone e como ele ajudou a moldar todo o gênero punk rock. Sobre o vocalista dos RAMONES, banda que criou o punk rock, o frontman do GREEN DAY disse: “Joey Ramone é o Jesus do punk rock. Ele tinha essa qualidade cativante em que sua voz combinava com sua aparência”.
Armstrong finalizou: “Ele era incrivelmente bonito, tipo, no estilo de um louva-a-deus. Ele era simplesmente desengonçado e tinha pernas longas, mas aquela voz... É como um garoto realmente inseguro que se tornou poderoso por meio do rock and roll”.
A excentricidade sempre foi parte das qualidades estimadas de Armstrong, desde sua musicalidade até sua aparência, então, o fato dele ter ressoado tanto com Joey Ramone não é exatamente uma surpresa.
Comments