Tal era a estranheza dos anos 90 pós-Nevermind, que uma banda tão intransigente quanto o MELVINS - que estava saindo de uma "meia-hora" de sucesso no mainstream - podia estar sendo contratada pela mesma gravadora de Phil Collins e Bette Midler, que foi a Atlantic Records.
Amigos de longa data de Kurt Cobain, a banda o trouxe para ajudar a coproduzir este 5º álbum do MELVINS. Apesar de ter participado de algumas gravações, a colaboração estava longe de ser proveitosa: “Infelizmente, Cobain não estava em condições de produzir nada”, disse o vocalista/guitarrista, Buzz Osborne, ao site The Stranger em 2012.
O disco "Houdini" contou com algumas das mais fortes músicas aerodinâmicas até hoje, incluindo a abertura do álbum com a canção “Hooch”, um riff festeiro absurdamente pesado e improvavelmente cativante, com letras consistindo inteiramente de sílabas sem sentido.
Destaques também para a roqueira música, “Night Goat”, refeita depois de aparecer num single em 1992, ao cover monolítico da esquisitice do KISS, “Goin' Bind”, que deixou o peso leve da versão original na poeira.
Mas havia muito espaço também para outras esquisitices patenteadas da banda, como nas imensas músicas "Hag Me" e "Spread Eagle Beagle", além do solo de bateria para encerrar de Dale Crover - que gravava demos com Kurt Cobain na adolescência e teria algumas músicas gravadas com ele na bateria que foram lançadas no álbum "Bleach" do NIRVANA (1º disco, 1989).
Buzz Osborne concluiu na mesma entrevista: "Eu tive pessoas dizendo isso pra mim nos últimos 20 anos, tipo: 'Deve ser bom estar fora de uma grande gravadora onde você não tem eles dizendo a você o que fazer e todas as coisas desse tipo'. A minha resposta é sempre a mesma: 'Você ouviu os álbuns que gravamos para eles? (risos). Se isso é intromissão da gravadora, então, ela foi muito bem'".
Commentaires