"Isso é o PEARL JAM?", perguntou o personagem de desenho animado, Beavis, ao seu amigo Butt-Head, quando o videoclipe da música "Plush" do STONE TEMPLE PILOTS apareceu na MTV. "Sim", disse o seu amigo, “Eddie Vedder pintou o cabelo de vermelho”.
A reação da maioria das pessoas ao surgimento do STONE TEMPLE PILOTS em 1992 não chegou a esse nível de estupidez (a mídia sim), mas também houve muita insinuação de que o grupo de San Diego, California, estava aproveitando a onda e pulou no vagão do grunge.
Só que para essas pessoas, o que eles perderam foi quantas músicas matadoras a banda criou em seu álbum de estreia, "Core", que fundiu o som dos anos 70 com a cena moderna do rock alternativo.
O que emergiu em canções como “Creep”, “Wicked Garden” e “Sex Type Thing”, era um estilo completamente deles, mesmo que a música “Plush” soasse um pouco como uma sobra de estúdio do álbum "Ten" do PEARL JAM (1º disco, 1991).
"Eu não acho que haja semelhanças em nossas bandas", o saudoso vocalista Scott Weiland havia dito em entrevista para a revista Rolling Stone em 1994. "Não estou desmerecendo o PEARL JAM, mas pra mim eles são como a banda BUFFALO SPRINGFIELD moderna ou algo assim, como uma banda de rock clássico... Novamente, não quero dizer isso num sentido depreciativo, apenas que nós estamos numa viagem totalmente diferente”.
Comments