Com o álbum "Siamese Dream" levando 04 meses para ser gravado, foi o ponto culminante no trabalho do frontman Billy Corgan e seus companheiros de banda.
O disco de estreia, "Gish" (1991), lhes rendeu aclamação da crítica, abrindo as portas para uma grande gravadora ao produzir este 2º álbum e fazendo a banda atingir um público em massa.
Assim como foi na gravação do disco "Gish", Corgan garantiu total controle criativo, compondo todas as músicas e tocando a maioria das partes de guitarra e baixo sozinho na hora da gravação, irritando os seus colegas de banda. Essa tensão, emparelhada com o uso de drogas interno na banda, azedou o romance e gerou um colapso mental que quase destruiu o SMASHING PUMPKINS, antes mesmo que eles pudessem lançar o álbum "Siamese Dream".
Felizmente, a sua angústia coletiva valeu a pena e com a ajuda do produtor do álbum "Nevermind" do NIRVANA, Butch Vig, a banda realizou um clássico grunge, um disco que cresceu com a força de músicas distorcidas e cheias de ganchos, como “Cherub Rock”, “Disarm”, a magnífica "Mayonaise" e o hit, é claro, foi a devastadoramente irônica canção "Today", uma música sonhadora e otimista cheia de insegurança.
Em entrevista para a revista Rolling Stone em 1995, Corgan havia dito sobre as letras da música "Today": “Eu jogo tudo no lixo e tento buscar algum tipo de ideal que eu não possa viver ou aceitar o que eu sou, que é um garoto da porra de Chicago? A música ressoa num lugar de verdade no meio disso tudo”.
Comments