Henry Rollins: explicando como o Nirvana se tornou uma das maiores bandas de rock de todos os tempos
NIRVANA é uma daquelas raras bandas que parecem unir todas as facções de fãs de música.
Quem viveu aquela época no início dos anos 90 e viu com seus próprios olhos a explosão e influência do grunge no mundo inteiro, poderia verificar (quase sem explicação nenhuma) todas as classes sociais escutando, curtindo e investigando sobre o NIRVANA, desde crianças que ainda brincavam de carrinho ou bonecas, empregadas domésticas, playboys, adultos "sérios" e claro, uma imensidão de adolescentes e jovens que andavam de skate, surfavam ou que faziam parte de alguma banda de garagem.
Em toda a cena do rock dos anos 90, NIRVANA era a maior de todas e Henry Rollins tinha suas teorias sobre esse fato.
Ele tem sido um defensor do punk rock e do rock alternativo desde os primeiros dias. Aprendendo seu ofício sendo uma pedra angular do movimento hardcore da capital Washington, Rollins logo foi recrutado para se tornar no vocalista do BLACK FLAG, um dos grupos punk hardcore mais icônicos e renomados da história do rock'n roll, tornando Rollins uma voz de autoridade no campo da música rock.
E quando se trata de grupos como o NIRVANA, ele sempre foi ávido por expressar seu apoio à próxima geração de bandas inspiradas no punk rock.
Em 1992, Rollins foi entrevistado pelo programa da MTV chamado 120 Minutes, onde solicitou que a emissora mostrasse o videoclipe da clássica música do NIRVANA, "In Bloom" (2º disco, "Nevermind", 1991), dizendo: “Eles foram a maior de todas as bandas alternativas a se tornarem grandes no último ano. Grupos mais antigos ou não como o R.E.M, RED HOT CHILI PEPPERS e PEARL JAM, todos se tornaram muito grandes recentemente e eles me fizeram a mesma pergunta: ‘Por quê? Por que isso aconteceu conosco?’”
É verdade que Rollins estava bem posicionado para responder essa pergunta - seria apenas citar o nome NIRVANA que ajudou a catapultar todas essas bandas e tantas outras ao mainstream. Afinal, ele fez parte da cena original hardcore dos anos 80 e que também inspirou a geração grunge. Esses grupos deviam muito aos sons desafiadores de bandas como o BLACK FLAG e Rollins certamente estava ciente disso.
Refletindo sobre o sucesso colossal desses grupos como o NIRVANA, ele disse: "Tenho minha própria teoria do por quê. Para estar nesse negócio, você tem que começar a se perguntar por que ainda está pegando o ônibus, mesmo se outra banda que só anda de limusine de quatro quarteirões de comprimento fica zombando de você".
E o sucesso do NIRVANA não foi nenhuma surpresa para Rollins, acrescentando: "Acho que sempre houve 04 milhões de fãs do NIRVANA por aí antes da banda ficar conhecida, mas que levou muito tempo para a indústria da música alcançar onde esses jovens estavam. Não é preciso ser idiota para perceber que a mídia de massa subestima continuamente a inteligência do seu público".
Essa teoria também pode explicar por que o movimento hardcore dos anos 80 nunca atingiu totalmente o auge do sucesso mainstream, sendo bastante conhecido e fazendo a roda girar por conta própria na cena underground.
Rollins perguntou no meio de sua entrevista, finalizando: "Nenhum de vocês são estúpidos, né? Não. Vocês sabem do que gostam e sabem o quão insatisfeitos estão com muito rock and roll mainstream atual, então, quando uma banda como o NIRVANA que está dando uma surra nas coisas aparece e ganha alguma exposição, você gosta, porque é uma coisa real e íntegra".
É difícil discordar de Rollins aqui. NIRVANA estava entre os grupos mais autênticos e importantes a povoar as paradas de rock dos anos 90. Sua autenticidade e talentos de composição também fornecem uma resposta para o por quê. Permeando por 04 décadas e ainda contando, NIRVANA continua incrivelmente importante para legiões de fãs do rock em todo o mundo, com sua música atemporal, atitude sincera e ainda influenciando milhares de bandas de garagem e também as que se apresentam em estádios.
Comments