James Hetfield: a música do Metallica que fez ele chorar nas gravações
METALLICA nunca foi uma banda que se preocupava com sentimentos íntimos de suas próprias personalidades nas letras de suas canções.
Na maioria das vezes, o grupo era mais propenso a falar sobre as partes mais sombrias da psique humana e de suas tristes histórias através de guerras, o que geralmente fazia seu público criar suas próprias interpretações de como deveriam se sentir, vide o sujeito suicida na música "Fade to Black" (2º disco, "Ride The Lightning", 1984), a pessoa trancada em um manicômio na canção "Welcome Home" (3º disco, "Master of Puppets", 1986) ou uma vítima de guerra na música "One" (4º disco, "And Justice For All", 1988).
E embora seu frontman, James Hetfield, estivesse inclinado a cantar sobre os outros em seus assuntos mais escuros que pudesse imaginar, a canção "Bleeding Me" iria deixá-lo de joelhos nos anos 90.
Hetfield expandiria sua arte lírica chegando no clássico "Black Album" (5º disco, 1991), eventualmente falando sobre seus sentimentos internos e profundos em canções como "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters". Era uma nova era para a banda e mesmo apresentando canções e letras sinceras que ressoaram em milhões de pessoas, eles também estavam começando a se afastar do trash metal tradicional que representaram na década de 80, e com isso, ainda viriam os álbuns "Load" (6º disco, 1996) e "Reload" (7º disco, 1997).
Com muitos metaleiros que curtiam o grupo desde o início tendo perdido a fé no METALLICA do "Black Album" em diante por causa de sua mudança de sonoridade, foi na música "Bleeding Me" lançada no disco "Load" que Hetfield foi sincero sobre suas lutas pessoais.
Ainda no auge do alcoolismo, o frontman da banda escreveu esta canção lamentando como seu lado negro continuava sugando sua vida. Começando em um ritmo lento, toda a música parece que você está assistindo Hetfield exorcizando seus conflitos internos enquanto canta, tentando o seu melhor para se manter sob controle.
O vocalista/guitarrista do METALLICA já disse em entrevista que esta canção é uma de suas preferidas da banda, onde a parte lírica pode ter sido um grande gancho para ele, concluindo: “A música ‘Bleeding Me’ é sobre isso... Eu estava tentando sangrar e tirar todo o mal de mim. Enquanto eu estava fazendo terapia, descobri algumas coisas feias em mim, sabe? Eu poderia estar cantando a canção ‘Bleeding Me’ nas sessões de estúdio com lágrimas nos olhos e o resto dos caras da banda talvez nem se importassem”.
Esse tipo de dor não seria a última que ele iria passar com o METALLICA, quando Hetfield se internou na clínica de reabilitação durante a gravação do álbum "St. Anger" (8º disco, 2003) e mais recentemente em 2019, mas a música "Bleeding Me" pode ter sido sua 1ª tentativa honesta em despir seus sentimentos mais íntimos e segredos guardados no coração que Hetfield criou, tudo para limpar sua alma através da música.
Kommentare