top of page
by Brunelson

James Hetfield: "eu também folheio livros físicos só para ver palavras legais", sobre seu método de escrita para as canções do Metallica

Em recente entrevista para o podcast The Metallica Report, o frontman do METALLICA, James Hetfield, falou sobre a estrutura de composição e abordagem para escrever as letras de suas músicas.



Hetfield disse: “Ter acesso às fontes, dicionários e coisas assim hoje em dia é muito bom. Quero dizer, alguém me envia algo e eu olho para uma palavra e não sei o que é. Eu a destaco na internet, a procuro e ótimo! Agora eu entendi. Eu também folheio livros físicos só para ver palavras legais e as coloco em uma pequena lista e depois descubro aonde elas pertencem. É como construir um veículo ou construir algo. E quando passo para a próxima fase, como elas se encaixam? O que isso realmente significa? Isso é suficiente para o assunto?”


O frontman do METALLICA continuou, usando o GREEN DAY como um exemplo de como outras bandas criam suas letras: “Sabe, eu vou a um show e assisto a uma banda como o GREEN DAY, por exemplo. E tem uma música deles que as letras dizem: ‘Conheça seu inimigo’ ou ‘Você conhece seu inimigo?’, algo assim. É tão cativante e ótimo, porque gruda em você, mas isso não é realmente uma genialidade literária. Então, ‘genialidade’ pode ser outra palavra que eu acabei de 'inventar' e há momentos em que eu literalmente invento palavras só para passar uma mensagem também”.


Hetfield finalizou: “Pra mim, colocar as palavras dentro de uma música é como outro instrumento, sabe? Então, se as letras ou palavras como ‘e’, ‘o’ ou ‘se’ atrapalharem, simplesmente livre-se delas, cara. Você só quer que as palavras substanciais entrem ali, passem a mensagem e sejam significativas o suficiente... Mas quer saber? Mesmo assim eu não sou um bom contador de histórias”.

Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page