James Hetfield: os 02 guitarristas que mais influenciaram o frontman do Metallica
by Brunelson
há 11 minutos
Quando o METALLICA foi formado no início dos anos 80, eles eram jovens prontos para abraçar todo o percurso da vida como uma banda underground da Costa Oeste dos EUA. Além de toda a camaradagem e excesso, o grupo levava a sério sua arte e mirava em trazer um som matizado ao heavy metal.
Em 1980, bandas como o BLACK SABBATH, AC/DC e DEEP PURPLE podem ter lançado as bases para o metal, mas os membros do METALLICA trouxeram uma nova abordagem que se mostrou bastante influente: o trash metal.
Grande parte do sucesso do METALLICA como pioneiros do gênero vem de sua impressionante habilidade na guitarra, especialmente a tendência de Kirk Hammett em "destruir" solos e executando ganchos rápidos, criativos e precisos. Como a maioria das músicas do metal, sua técnica depende de distorção pesada, muitos decibéis em alto volume e um bom e velho pedal wah-wah para sua guitarra. Sendo assim, seu trabalho no álbum inovador da história da música em geral (que possui 01 cópia guardada na Biblioteca da Casa Branca), "Master of Puppets" (3º disco, 1986), popularizou o gênero thrash metal e inspiraria a evolução do new metal no anos 2000.
O som original do thrash metal não estaria completo sem o grito emotivo e inquietante do vocalista/guitarrista, James Hetfield, com suas contribuições líricas nas composições da banda ao longo das décadas sempre combinando perfeitamente com a intensidade intimidadora de suas músicas, seja na agressiva "Master of Puppets" ou na lenta e taciturna "Nothing Else Matters".
E a habilidade do vocalista como guitarrista rítmico também não deve ser esquecida.
Uma das influências de Hetfield na guitarra é Tony Iommi do BLACK SABBATH, que foi o grupo que inspirou um jovem Hetfield a pegar uma guitarra e querer formar uma banda: "Sabe, eu sou meio grosseiro quando toco guitarra e sempre interessado no riff. É a base da música. Veja Tony Iommi, ele está governando a música com seu riff e todo o resto se junta a ele", disse Hetfield, quando perguntado uma vez em entrevista sobre seus guitarristas preferidos de todos os tempos.
Embora o som do METALLICA esteja firmemente associado ao metal, o gênero surgiu de pessoas das mesmas raízes distorcidas do punk rock e que tinham intenção de tocar músicas mais pesadas. Tomando muitas dicas de bandas híbridas do punk/metal como o MOTORHEAD e BLACK FLAG, o METALLICA possui uma apreciação carinhosa ao punk rock clássico e entre as bandas preferidas de Hetfield desde criança está os RAMONES.
“Você sabe, Johnny Ramone, muita palhetada pra baixo e muita... Você sabe, só palhetada rápida pra baixo e isso ajudou a desenvolver meu estilo”, disse o frontman do METALLICA, escolhendo outro dos seus guitarristas favoritos. “Então, foi uma espécie de combinação de punk rock e heavy metal na época em que formamos o METALLICA e que apenas se transformou devido ao estilo de palhetada pra baixo junto com uma melodia".
Independente de virtuosismo técnico ou não, Hetfield discerniu um estilo imediatamente sincero, acessível e inovador, quando ouviu pela 1ª vez a música dos RAMONES na década de 70.
Kommentare