James Hetfield: sua opinião sobre Lemmy Kilmister ainda não ter sido eleito ao Rock and Roll Hall of Fame
O Rock and Roll Hall of Fame tem sido uma questão de discórdia desde que foi fundado em 1983.
Enquanto muitos músicos de rock argumentam que toda a ideia de um "Hall of Fame" está completamente em desacordo com os princípios revolucionários do gênero, outros estão simplesmente frustrados com a contínua ignorância da organização sobre certos artistas.
IRON MAIDEN, THIN LIZZY, BAD COMPANY, STEPPENWOLF, SOUNDGARDEN, ALICE IN CHAINS, SMASHING PUMPKINS, STONE TEMPLE PILOTS e JANE'S ADDICTION, são apenas alguns nomes que ainda não foram eleitos ao Hall of Fame.
E para James Hetfield, frontman do METALLICA, o Hall of Fame está pecando mais ainda por não ter eleito Lemmy Kilmister, falecido frontman do MOTORHEAD.
De muitas maneiras, Kilmister era o astro do rock arquetípico, encapsulando tudo o que torna o gênero tão atraente para os fãs. Por décadas, primeiro com a banda HAWKWIND e depois com o MOTORHEAD, Kilmister incorporou o manifesto "viva rápido e de forma elétrica" do rock and roll. A exclusão de Kilmister e sua banda do Hall of Fame é particularmente frustrante para Hetfield e praticamente para todos os fãs de rock.
Durante uma entrevista para o podcast, The Metallica Report, Hetfield — que foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame com o METALLICA em 2009 — criticou duramente a organização de jurados por excluir Kilmister e o MOTORHEAD: “A pessoa que mais leva o estilo de vida rock ‘n’ roll nesse planeta não está no Rock and Roll Hall of Fame, o que é uma farsa e uma vergonha. Basicamente, é uma espécie de desrespeito ao rock ‘n’ roll, sabe?"
Hetfield é tão discípulo de Lemmy Kilmister, que recentemente fez uma tatuagem da Cruz de Ferro de Kilmister em seu dedo médio com tinta que havia sido misturada com as cinzas do seu ídolo.
Explicando o raciocínio por trás de sua tatuagem, Hetfield falou: "Lemmy ainda é capaz de mostrar o dedo do meio para o mundo através de mim e apenas um lembrete da inspiração que ele tem sido na minha vida, no sentido de o que fazer e o que não fazer... E por eu prestar homenagem a ele em vez dele estar no Hall of Fame, o que continua me irritando".
Hetfield finalizou: "Essa tatuagem que fiz é misturada com uma pitada das cinzas de cremação de Lemmy que foram tão graciosamente dadas a mim. É uma saudação ao meu amigo e inspiração, Sr. Lemmy Kilmister. Sem ele, não haveria o METALLICA”.