Jane's Addiction: "acho que estamos todos na mesma página sobre não repetir os mesmos erros”, disse o guitarrista
Dave Navarro, guitarrista do JANE'S ADDICTION, foi entrevistado recentemente pelo podcast da jornalista Kyle Meredith para falar sobre a reunião da formação original de sua banda, ocorrida efetivamente nos palcos somente em 2024 - a última vez tinha sido em 2010.
Ele abordou na entrevista como eles se reuniram novamente, o que significa criar músicas novas e como eles cresceram como pessoas. O guitarrista também falou sobre os erros que ele sente que todos do grupo cometeram ao longo das últimas décadas e as distrações da fama, motivos que fizeram a banda se separar em alguns momentos de sua carreira.
Seguem alguns trechos:
"Eu não acho que temos feito tudo isso da maneira certa. Você sabe, eu acho que temos sido um pouco showbizz demais e acho que temos sido muito orientados para a produção. Eu acho que tivemos, você sabe, distrações durante o percurso da banda. E agora que trouxemos a formação original de volta e realmente sentimos como é fazer essa nossa música, percebo que não precisamos de nada disso que tínhamos antes, porque dessa forma como estamos fazendo agora é o que as pessoas se importavam lá em 1988 no começo da banda".
“E é com isso que as pessoas deveriam se importar agora. Elas realmente querem vir nos ver nos shows dessa forma que somos, você entende o que eu quero dizer? Não me entenda mal, tipo, não sou contra uma alta produção e várias bandas são assim, mas é isso o que as pessoas comentam comigo quando acabam de sair de um grande show, tipo: 'Você viu a roda gigante que eles tinham no palco?' E eu digo: 'Não, e acho que você pegou a coisa errada do show, cara'".
"Quero dizer, não é isso que iremos apresentar a você nos nossos shows. Mesmo que contratássemos uma pessoa para fazer uma pequena exibição acrobática de qualquer coisa atrás de nós no palco e se você sair do nosso show falando sobre essa pessoa, então, não estamos fazendo o nosso trabalho direito. E sendo assim e em retrospectiva, acho que tomamos muitas decisões erradas para chegar onde estamos”.
“Sabe, confesso que contribuí indo em programas de TV, fazendo essas coisas comerciais e me distraindo, você sabe, me tornando o cara do mainstream e não o músico em si. Passamos nossas vidas trabalhando em música que estará aqui para sempre para todos ouvirem e antigamente eu nem me percebia disso. Eu também não culpo as pessoas que gostam dessa forma mais comercial, mas eu assumo a minha responsabilidade por ter sido uma das maneiras erradas que pratiquei ao longo do caminho, além de algumas maneiras erradas que coletivamente tomamos. Mas o bom é que com o retorno da formação original do JANE'S ADDICTION, eu acho que estamos todos meio que na mesma página sobre não repetir esses mesmos erros”.
Navarro finalizou: “Bem, também acho que ter um pouco de volatilidade permanecendo dentro da banda é o que a faz parecer original, porque no começo era volátil e depois de um tempo tudo ficou... Não o tempo todo, mas não como costumava ser, sabe? Nós crescemos, nós deixamos de lado os nossos egos, deixamos de lado um monte de besteiras mesquinhas, deixamos de lado aquele negócio de 'quem fica com os holofotes' ou o que quer que seja, você sabe, tudo sobre as merdas de quando você é uma porra de um adolescente achando o que realmente importa para si".
Formada em 1985 e após algumas idas e vindas, JANE'S ADDICTION - com 05 indicações ao Grammy em sua carreira - está em atividade até hoje com 04 álbuns de estúdio e 01 disco ao vivo lançados, este que foi o 1º lançamento da banda em 1987.
Seu último álbum de estúdio foi "The Great Escape Artist" (4º disco, 2011). Desde então, o grupo só tinha 01 lançamento de estúdio, que foi o single da canção "Another Soulmate" (2013) - ambos não foram com a formação original.
Em 2022 e 2023, JANE'S ADDICTION tinha feito sua turnê pelos EUA e Oceania junto com o SMASHING PUMPKINS - além de participar das edições do Lollapalooza Festival pela América do Sul, o qual seu vocalista, Perry Farrell, é o fundador - mas Navarro não participou dos shows alegando complicações que vinha sofrendo da covid.
Mesmo com o retorno do baixista Eric Avery em 2022 (ausente desde 2010), a formação original ainda não estava completa nos shows, contando com guitarristas substitutos (QUEENS OF THE STONE AGE e ex-RED HOT CHILI PEPPERS), até que Navarro se sentiu apto e retornou em 2024.
Recentemente ele disse em entrevista que ficou 01 ano sem tocar guitarra depois da morte do baterista do FOO FIGHTERS, Taylor Hawkins, em março de 2022.
Comentários