Jeff Beck: qual era sua música preferida de Jimi Hendrix?
Desde muito tempo, não conseguimos pensar em uma banda de rock sem pensar no seu guitarrista principal.
Parece que tudo o que sabemos sobre rock foi construído com base na qualidade de um guitarrista, que muitas vezes é visto pelo público casual e mainstream como a parte mais importante depois do vocalista.
Mas nos primórdios nem sempre foi assim, já que o guitarrista Jeff Beck foi um dos primeiros músicos a ser pioneiro nessa atitude.
Sendo assim e anos mais tarde, quando um desconhecido Jimi Hendrix estava começando a subir aos palcos na cena londrina, ele se baseou e inspirou-se em muito dos seus heróis da guitarra, e um deles era o que Jeff Beck vinha fazendo com o THE YARDBIRDS e depois em carreira solo.
Beck o admirava por isso, essencialmente porque Hendrix estava elevando tudo o que os guitarristas faziam na época: “Quando vi Jimi Hendrix tocando ao vivo, fiquei envergonhado comigo mesmo porque pensei: ‘Deus, deveria ser eu lá em cima’. É que eu não tive coragem de fazer isso de forma tão extravagante, como da forma que Hendrix fazia. Ele simplesmente parecia um animal, tocava guitarra como um animal e todo mundo enlouquecia”.
Beck e Hendrix desenvolveram uma boa amizade adiante, tocando juntos em New York e fazendo covers das músicas um do outro: “Ele começava a tocar a minha canção, 'Beck's Bolero', então, eu tocava o ritmo pra ele. Depois, eu tocava a música dele, 'Purple Haze', e Hendrix começava a tocar o ritmo pra mim”, lembrou Beck uma vez em entrevista. “Nós apenas tocávamos juntos e dávamos boas risadas, mas é claro, aquele blues obrigatório de 12 compassos entraria em algum lugar em nossas apresentações".
“Sua versão da música ‘Like a Rolling Stone’ de Bob Dylan ou a canção ‘Stone Free’ de Hendrix... ‘Stone Free’ pra mim é sua música principal, é incrível e simplesmente brilhante”, acrescentou Beck.
Mas ele também se lembrou dos dias mais sombrios de Hendrix, já que a ascensão vertiginosa do maior guitarrista de todos os tempos à fama significou pressão contínua, o que acabaria cobrando seu preço.
Beck finalizou: “Também houve algumas coisas ruins que estavam acontecendo com ele e por causa da intensa pressão que tinha sobre ele. Isso também me abalou e eu torcia comigo mesmo: ‘Vamos, Jimi, volte para o estúdio e comece algumas coisas novas’, porque tocar ao vivo todas as noites para pessoas que esperavam milagres dele, era demais para Hendrix”.
Hendrix tinha uma habilidade sobre-humana quando tocava guitarra, tanto que praticamente todos os grandes guitarristas e artistas da história do rock o nomeiam como o melhor de todos os tempos. Porém, a pressão foi tanta que seu corpo sentiu o stress e infelizmente o pior veio a acontecer de forma prematura em sua carreira.
"Stone Free" (1º disco, "Are You Experienced", 1967)
Comments