Jerry Cantrell: "aprecio o tempo que estive com Layne Staley e a música que criamos juntos"
by Brunelson
2 de out. de 2024
Jerry Cantrell, guitarrista e principal compositor desde sempre do ALICE IN CHAINS, falou recentemente sobre o início de sua amizade e relacionamento profissional com Layne Staley, falecido vocalista original da banda.
Cantrell disse que aprecia o tempo que passaram juntos e que pretende continuar com a “tradição” que começaram. A química incrível entre Jerry Cantrell e Layne Staley através de seus duetos vocais, é algo que ficará marcado para sempre na história do rock, o que seria equivalente ao que Paul McCartney e John Lennon fizeram nos BEATLES com suas vozes.
Sendo entrevistado pelo jornalista musical Rick Beato, Cantrell observou como ele e Staley eram pessoas diferentes em muitos aspectos, embora tivessem gostos musicais semelhantes: "Gostávamos muito da mesma música que escutávamos, mas também tínhamos gostos muito individualistas. Coisas nossas da banda que ele gostava e coisas que eu gostava, e então, compartilhávamos um monte de coisa no meio disso tudo. Layne tinha uma habilidade realmente estranha onde ele podia imitar perfeitamente o sotaque de qualquer pessoa, só de ouvi-lo uma vez. Ou fazer uma piada se ouvisse uma fala de algum filme e apenas repeti-la literalmente. Ele conseguia fazer esses tipos de imitações”.
Eles também se uniram pelo amor pela harmonia na música: “Ele era fã de harmonias e eu também. Quando começamos a escrever músicas juntos, foi apenas um processo orgânico, sabe? Você estava apenas tentando escrever algumas músicas para descobrir qual era a sua linguagem. Levamos provavelmente 01 ano emulando coisas de outros artistas até começarmos a tropeçar em nossas próprias coisas, tipo: ‘Nossa, isso é muito legal, certo? Hey, talvez sejamos nós mesmos agora'”.
“É o mesmo para todas as bandas e depende de quanto tempo dura esse período de gestação de tentar se encontrar até gravar seu 1º álbum junto e que você sente que é realmente você. Às vezes, isso não acontece até o 2º ou 3º disco de uma banda, mas para nós com o álbum ‘Facelift’ (1º disco, 1990), acho que estávamos cerca de 90% a 95% focados nesse álbum. Quero dizer, somos todos nós ali, mas ainda havia alguns resquícios de coisas que tínhamos que nos livrar - ou um pouco de pele velha, se você preferir assim”.
Cantrell finalizou: “Mas nós compartilhamos isso em comum e foi algo que criamos juntos... E isso ainda me faz sentir bem em querer continuar e me faz pensar nele. Claro, eu sinto muita falta dele, mas aprecio o tempo que tivemos juntos e a música que criamos juntos, sendo que eu continuo essa tradição a qual começamos juntos”.
Após o falecimento de Staley em 2002, o ALICE IN CHAINS retornaria aos palcos em 2005 com William Duvall nos vocais e com ele lançariam um novo álbum de estúdio em 2009, "Black Gives Way to Blue" (6º trabalho de estúdio). O último disco lançado pela banda até então foi em 2018, "Rainier Fog" (8º trabalho de estúdio).
Comments