top of page
Buscar

Jimi Hendrix: a música do Cream que ele gostaria de ter escrito

  • by Brunelson
  • há 14 horas
  • 3 min de leitura

Cada geração geralmente apresenta artistas da música que parecem parar o mundo sempre que surgem (pelo menos no gênero rock'n roll era assim até o final do século passado). 


Os fãs de rock das antigas muitas vezes podem contar onde estavam na 1ª vez que assistiram um show dos BEATLES. Da mesma forma, todo adolescente dos anos 90 provavelmente se lembra do momento em que o videoclipe da música "Smells Like Teen Spirit" do NIRVANA estreou na MTV revolucionando o mundo da música. 


E Jimi Hendrix certamente também estava nessa liga quando estourou na cena com a canção "Purple Haze". No entanto, ele admirava muito a música "White Room" do CREAM, sentindo que era uma canção que sintetizava o som que ele aspirava alcançar.


Sim, Hendrix tinha suas habilidades extraterrestres no rock e não tinha medo de exibi-las, mas ele também podia reinterpretar o blues em canções como "Red House", tocar baladas emocionantes em canções como "The Wind Cries Mary" e "Little Wing", e até mesmo tocar em um novo território que beirava o jazz em várias músicas lançadas no álbum "Electric Ladyland" (3º disco, 1968). 


Mas antes de Hendrix se tornar uma lenda da guitarra, as pessoas pensavam que Eric Clapton era o verdadeiro deus da guitarra quando estava em atividade com o CREAM (e antes com o THE YARDBIRDS). E a canção "White Room" emite uma melodia que se encaixa perfeitamente em nossos ouvidos e corações, mesmo que se tratava de uma música em querer fazer algo experimental para a época, vide sua introdução quase progressiva do baterista Ginger Baker tocando em compasso 5/4.


Embora Hendrix eventualmente colocasse tudo o que aprendeu em sua própria música, o vocalista/baixista do CREAM, Jack Bruce, se lembrou dele dizendo a Hendrix uma vez que ele deveria ter chegado primeiro com a canção "White Room", conforme uma entrevista para a revista Forbes: “A inspiração para a música 'White Room' veio de um encontro que tivemos com Jimi Hendrix e sua abordagem em tocar guitarra. Na verdade, ele apareceu no estúdio quando estávamos gravando esta canção em New York e Hendrix me disse: ‘Eu queria poder escrever algo assim’. Foi quando eu lhe respondi: ‘Mas isso vem de você!’”


Hendrix pode ter sido humilde quando se tratava de tocar guitarra, mas seus dotes alienígenas e tudo o que ele criou, por exemplo, para o disco "Electric Ladyland", o fez explodir em glória na época e para sempre na história da música em geral. Como ele não confiava mais em singles para as rádios, muitos dos melhores momentos do álbum "Electric Ladyland" vêm de jam sessions improvisadas, como o solo que ele criou para a música "House Burning Down" ou encontrar sons que ninguém tinha pensado na época como na canção "1983".


CREAM estava na vanguarda da música rock no final dos anos 60, mas Hendrix não se importava em fazer algo que também se encaixasse no movimento psicodélico.


"White Room" (3º disco do CREAM, "Wheels of Fire", 1968)














Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page