Jimi Hendrix: o poema que ele escreveu na noite em que morreu
by Brunelson
16 de nov. de 2023
4 min de leitura
Quando Jimi Hendrix morreu antes do seu tempo, foi como se uma estrela tivesse sido apagada de um céu noturno.
Assim como o guitarrista do THE WHO, Pete Townshend, havia dito quando viu pela 1ª vez um show de Hendrix: "Foi uma experiência cósmica. Foi no clube Blazes em Londres. Ele foi incrível e pensando hoje, você precisaria ter visto Jimi Hendrix num show para entender o que ele realmente era".
Townshend continuou: “Ele era um músico maravilhoso! Jimi não era um grande cantor, mas tinha uma voz linda, esfumaçada e muito sexy... Quando você o via num show, ele parecia um xamã no palco, tipo, é a única palavra que posso usar para descrever. Não sei se é o termo correto, mas uma luz parecia sair dele, sabe? Ele subiria ao palco e de repente explodiria em uma luz... Jimi era muito gracioso”.
Infelizmente, nas primeiras horas do dia 18 de setembro de 1970, essa luz foi diminuída.
O maior guitarrista de todos os tempos ardeu por apenas 04 anos quando foi para Londres e montou a sua banda, acrescentando credibilidade ao ditado de que a luz que brilha 02 vezes mais dura metade do tempo. Os relatórios oficiais dos legistas afirmaram que Hendrix se engasgou com o seu próprio vômito enquanto dormia e morreu de asfixia relacionado aos remédios que ele havia tomado para dormir e uma grande quantidade de vinho que tinha em seus pulmões.
Desde então, o rock chorou e não parou de se emocionar com a sua música incomparável e que ainda influencia gerações.
Naquela noite fatídica, Hendrix estava em Londres festejando até as 03:00hs da madrugada, quando voltou para o seu quarto de hotel junto com a sua namorada, Monika Dannemann. Ele também escreveu um poema naquela noite em homenagem a sua namorada e essas últimas palavras foram um símbolo do lado positivo da tragédia que a sua arte representa.
Confundido como uma nota de suicídio, Hendrix aparentemente pretendia transformar o seu poema solene em uma canção. Estas são as últimas palavras escritas pelo grande Jimi Hendrix:
“A história de Jesus / Tão fácil de explicar / Depois que o crucificaram / Uma mulher, ela reivindicou o seu nome / A história da vida é mais rápida que um piscar de olhos / A história do amor é um alô e um adeus / Até nos encontrarmos novamente”.
Estas são apenas as palavras que foram liberadas, pois sabemos que outras linhas foram escritas também, mas nunca se tornaram públicas. Também é dito que o poema foi escrito em homenagem a Dannemmann e Hendrix o entregou a ela e lhe disse: “Quero que você guarde isso para sempre. Não quero que se esqueça de nada do que está escrito. É uma história sobre você e eu”.
Embora isso possa soar como um presságio sinistro, aqueles que o conheciam e estavam a par das circunstâncias em primeira mão estavam certos de que a sua morte não foi suicídio, mas simplesmente um erro cometido por um homem rebelde. Hendrix tinha dificuldade em dormir e conforme biografias, ele dormia de 02 à 04 horas por noite, às vezes ficava mais de 24hs acordado. Cansado como estava, ele tomou 07 comprimidos para dormir, os quais fariam ele descansar para sempre.
Porém, enquanto estava tendo a convulsão, a sua namorada iria admitir mais tarde, depois de várias declarações contraditórias, que ela pegou uma garrafa de vinho e despejou sobre a boca de Hendrix, no intuito de limpar o vômito para que Hendrix pudesse respirar, mas que na verdade só iria piorar a situação, pois todo o vinho foi parar no pulmão de Hendrix. Anos mais tarde, Monika Dannemann não iria conseguir conviver com essa culpa e cometeria suicídio.
Tanto que amigos próximos de Jimi Hendrix ficaram surpresos quando a autópsia revelou uma grande quantidade de vinho em seu pulmão, pois todos sabiam que Hendrix não gostava de beber vinho.
O seu empresário no início de carreira, Chas Chandler, disse que as suas palavras finais escritas nesse poema foram que ele “precisava de ajuda” e queria mudar o seu estilo de vida turbulento - sem descanso, não via a cor do dinheiro, sempre cercado por "sanguessugas", idas a tribunais, amarrado em contratos com o seu empresário atual, Michael Jeffery, assim como com a gravadora e outros artistas que Hendrix serviu como membro de apoio em suas bandas quando ele estava começando a sua carreira musical e que depois do sucesso de Hendrix, alguns deles queriam "beliscar" algo para ganhar um dinheiro em cima.
Assim, Hendrix tomou um banho quando chegou em seu quarto de hotel e escreveria esse poema comovente antes de dormir, o que aconteceria de ser o seu último ato em vida.
Kommentare