top of page
by Brunelson
Quando Jimi Hendrix era apenas um jovem se alistando no Exército dos EUA, o sargento Louis Hoekstra recomendou que ele fosse dispensado. Sgt Hoekstra escreveu formalmente: “O soldado Hendrix toca um instrumento musical durante as suas horas de folga, ou assim ele diz. Essa é uma de suas falhas, porque a sua mente aparentemente não pode funcionar enquanto precisa executar tarefas e ele fica pensando no seu violão”.
Querendo ou não, essa visão distorcida certamente previu o brilho inevitável prestes a explodir no horizonte e consagrar o mundo do rock 'n' roll em um tom caleidoscópico.
Embora possa parecer exagero dizer naquele momento que alguém estava destinado a se tornar no maior e melhor guitarrista de todos os tempos, há mais do que alguns relatórios corroborados que sugerem que Jimi Hendrix seria o rei da guitarra.
Dito isso, ainda havia um longo caminho a percorrer quando ele subiu ao palco para o seu 1º show em 20 de fevereiro de 1959, com apenas 17 anos de idade e antes de se alistar no Exército. No porão de uma sinagoga, mais precisamente no local chamado Temple De Hirsch, localizado em Seattle, Hendrix subiu ao palco com uma banda sem nome e começou a tocar do jeito que pretendia, mas com tanto virtuosismo que acabou demitido no meio do show, por abrir caminhos que o resto dos seus humildes companheiros de banda simplesmente não conseguiam seguir e entender.
A sua primeira letra para o seu novo empreendimento esperançoso começou: “Cada dia da semana estou em uma cidade diferente / Se eu ficar por muito tempo / As pessoas tentam me colocar pra baixo”.
Seria também uma celebração ao individualismo, assim como ele havia comentado com frustração uma vez em entrevista: “Eu costumava ir aos clubes do Harlem e o meu cabelo era muito grande naquela época. Às vezes eu o amarrava ou fazia alguma coisa com ele e as pessoas diziam: 'Ah, olha isso... É o Jesus negro. O que é isso? Um circo ou algo assim?'”
“Com Jimi Hendrix, tudo era sobre contexto”, disse o co-produtor de Hendrix, John McDermott, numa entrevista ao site Music Radar.
McDermott acrescentou: “Com a canção 'Stone Free', Jimi sentiu que foi gravada muito rapidamente para ser incluída no single de 'Hey Joe', mas ela nunca foi lançada no single de 'Hey Joe' nos EUA. Essa música foi lançada como lado B neste single apenas para o Reino Unido. Como americano, foi uma música importante para ele, pois foi a 1ª que ele havia escrito".
Musicalmente, a canção "Stone Free" não apenas definiu o mantra da banda em um sentido que iria seguir durante a carreira de Jimi Hendrix, mas também se afastou do lado orientado para o blues que vários artistas americanos e britânicos estavam seguindo na época, e com a ajuda da abordagem da bateria orientada para o jazz de Mitch Mitchell, isto fez derramar o rock em um novo coquetel sonoro e agitador.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments