top of page

Jimi Hendrix: qual foi o álbum dos Beatles que ele não gostou?

by Brunelson

Jimi Hendrix é o guitarrista mais influente de todos os tempos.


Sem ele, o futuro do instrumento viveria uma existência distintamente diferente da forma que conhecemos hoje. O mesmo poderia ser dito para os BEATLES quando se trata de composição. Juntos, os 02 artistas sentam-se lado a lado no panteão dos grandes nomes da música de todos os tempos.

Na maior parte, Hendrix respeitou os BEATLES, mas havia um álbum do grupo que ele desprezava e acreditava sinalizar um declínio em seu talento.


Esse comentário foi uma mudança significativa no tom de Hendrix, que, alguns anos antes, exibiu o seu apreço pelos BEATLES durante um show no Saville Theatre em Londres no ano de 1967. Foi aqui que o agora icônico guitarrista fez uma versão alucinante da música "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" com o conhecimento de que os 04 membros dos BEATLES estavam presentes no show.



Paul McCartney relembrou dessa história: “Jimi era um doce de pessoa e um cara muito legal. Me lembro dele abrindo um show nosso no Saville Theatre em uma noite de domingo no dia 04 de junho de 1967. Brian Epstein (empresário dos BEATLES) costumava alugar o local nos domingos. Jimi subiu ao palco, as cortinas se abriram e ele veio andando tocando a canção 'Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band', sendo que o nosso álbum havia sido lançado na quinta-feira passada, o que foi o melhor elogio para nós".


McCartney continuou: “Ainda é obviamente uma memória brilhante pra mim, porque eu o admirava muito de qualquer maneira e ele estava tão realizado. Pensar que aquele álbum significou tanto para ele a ponto de realmente querer fazer um cover nosso logo no domingo à noite, apenas 03 dias após o lançamento do disco... Ele deve ter gostado muito mesmo do álbum, porque normalmente poderia levar 01 dia inteiro para treinar a música e você ainda iria se perguntar se realmente iria querer toca-la logo num show próximo. É um grande elogio no livro de histórias de qualquer pessoa e eu coloco isso como uma das grandes honras na minha carreira. Quero dizer, tenho certeza que ele não teria pensado nisso como uma honra, tipo, tenho certeza que ele pensou que era o contrário, mas pra mim isso foi um grande impulso”.


Nesse mesmo ano, Hendrix também expressou publicamente o seu apreço pelo grupo, observando: "Eles são uma banda que você realmente não pode deixar de lado porque eles são demais".

No entanto, o guitarrista posteriormente mudou a sua postura sobre o assunto e encontrou espaço para críticas.

Foi apenas 02 anos depois que ele revelou que não sentia mais que os BEATLES eram a potência que já foram. Com o grupo já aposentado das turnês, Hendrix havia indiscutivelmente tomado o seu lugar no topo da montanha e ele pensou que os BEATLES estavam levando o seu som para trás.

“As pessoas estão começando a se interessar um pouco mais pela música hoje em dia”, disse Hendrix na época ao jornal International Times. “E acho que os BEATLES estão indo um pouco mais para o passado”.

Ele continuou, ao descrever o disco dos BEATLES, "The White Album" (10º disco, 1968), como: “Um inventário dos últimos 10 anos, aquela música rock que você conhece, mas enfim, tem muita gente esperando que outras coisas aconteçam agora”.

Hendrix destacou a canção "Happiness is a Warm Gun" como um exemplo do talento dos BEATLES em declínio. Embora Hendrix tenha deixado claro que ainda os respeitavam como banda, a maneira como ele se pronunciou foi bastante cortante: “Os BEATLES fazem parte do establishment. Eles também estão começando a derreter desse jeito assim”.

"The White Album" é uma obra-prima inequívoca, porém, talvez Hendrix acreditasse que os BEATLES tinham parado de forçar os limites tão vigorosamente quanto em outros estágios na carreira, com isso, para Hendrix, ele não tenha se sentido tão inspirado por esse disco quanto da 1ª vez que ouviu o álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (8º disco, 1967).


"Happiness is a Warm Gun"


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page