top of page
by Brunelson
Jimmy Page, lendário guitarrista britânico do LED ZEPPELIN, sabia desde muito jovem que o seu destino era tocar guitarra profissionalmente e portanto, dedicar com alegria a sua vida à música.
O instrumento nem sempre esteve em seus planos, mas misteriosamente encontrou um caminho em sua vida, que Page sentiu ser o destino e a partir daquele momento ele nunca mais olharia para trás.
Apesar de sua proeza musical, Page não veio de um lar onde isso era particularmente comum. A sua 1ª exposição reveladora ao poder da música aconteceu na casa de um vizinho quando ainda era uma criança e que lhe surpreenderia.
Durante uma entrevista ao site Louder Sound, Page revelou que “sentiu a profundidade” da música clássica de compositores como Bach e Beethoven que tocava no aparelho de som e admitiu: “Não há dúvida de que isso teve um efeito sério em mim”.
No entanto, quando ele voltava para casa, não havia dispositivos musicais para estimular a sua recém-descoberta obsessão. Pouco depois de sua epifania, a família de Page mudou-se para um novo endereço e para a sua alegria, quando ele chegou à sua nova residência, havia um violão abandonado esperando por ele que os antigos proprietários haviam deixado para trás.
Page relembrou: “O que é interessante na equação é que não havia ninguém na minha família que tocava violão. Eu tinha um tio que tocava piano em pubs, mas ele nunca me ensinou nada. Ele não estava disposto a me ensinar, mas quando nos mudamos para essa nova casa, havia um violão lá deixado para trás pelos proprietários anteriores. E foi uma intervenção muito estranha, onde o violão meio que me encontrou”.
Quando perguntado se esse era o seu momento de "Excalibur" na sua vida, Page comparou-se ao Rei Arthur e disse: “Sinceramente, é sim. É como se eu quisesse ser músico ou não, mas eu seria de qualquer forma. Mas sim, fiquei fascinado com todo o processo de ser envolvido pelo som e fazer parte dele. E também, cantando no coral da escola, eu já estava envolto nesse ambiente. É engraçado como eu estava aprendendo música quando criança e uma vez que chegou ao ponto de ouvir rock'n'roll vindo dos EUA, foi apenas uma explosão de música juvenil em mim".
Page não apenas se sente sortudo por ter "tropeçado" num violão que iluminaria toda a sua vida, mas também acredita que foi o momento perfeito devido aos acontecimentos culturais da época.
Ele explicou: “Tenho muita sorte de ter nascido naquela época e de testemunhar aquele momento. Era como uma linha divisória: de um lado tudo é muito pitoresco e antiquado, mas de repente, há toda essa explosão de adrenalina, música e atitude que estava acontecendo".
“Então, você está ouvindo tudo isso ao mesmo tempo e é como se viesse de outro planeta. Eu estava com esse violão na minha casa, todo desafinado e que ninguém nunca tinha tocado nele, quando o meu amigo da escola, Rod, me mostrou como tocar alguns acordes. E foi isso. Uma vez que ouvi rock'n'roll, fui infectado por ele e realmente não haveria cura para mim... Na verdade, eu não queria ser curado".
Sobre este seu 1º violão, Page concluiu: “Não sei aonde foi parar, mas aquele violão não era um dos mais fáceis para tocar, sabe? As cordas estavam a quilômetros de distância do braço, tipo, muito longe ao ponto de inibir alguém de querer tocá-lo".
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments