top of page
by Brunelson

Jimmy Page: "essa música do Led Zeppelin está cheia de erros"

Conforme a década de 60 chegava ao fim, a cena musical britânica só continuava a se expandir com novas bandas como o LED ZEPPELIN surgindo e tomando a indústria de assalto. 


O grupo surgiu das ruínas do THE YARDBIRDS, ao qual o guitarrista Jimmy Page se juntou em 1966. Com algumas novas adições à formação e outros membros saindo, eles eventualmente se tornariam no LED ZEPPELIN e tocando juntos pela 1ª vez em 1968.


O álbum homônimo de estreia do LED ZEPPELIN lançado em 1969 tornou-se um sucesso instantâneo. Ele atingiu o pico nas paradas de álbuns do Reino Unido logo na 6ª posição, elogiado por sua mistura de influências infundidas de blues e hard rock. Hoje em dia é considerado um dos lançamentos mais essenciais de todos os tempos, auxiliando significativamente no desenvolvimento do hard rock da época e além.


Page estava determinado a realizar o que não conseguiu com o THE YARDBIRDS, um sonho que ele certamente alcançou. Ele tinha planos significativos para esse 1º disco do LED ZEPPELIN, dizendo uma vez ao jornal britânico The Guardian: "Você tem todas essas camadas e profundidades sonoras, mas ainda precisa capturar a atenção das pessoas nos primeiros segundos, então, quando você tem algo como a música 'Good Times Bad Times' abrindo o álbum, junto com aquele bumbo da bateria entrando em ação, as pessoas começaram a dizer na época: 'Mas que porra é essa?' E é exatamente isso o que você quer como músico da reação das pessoas".


E uma das clássicas canções que esse disco nos mostrou foi "I Can’t Quit You Baby", mas Page admitiu que a sua gravação oficial contém vários erros. Não é segredo que Page é considerado um dos maiores e melhores guitarristas do mundo, mas isso não significa que ele não possa cometer um deslize de vez em quando. 


Conversando com a revista Guitar Player em 1977, Page revelou: “Há erros na gravação da música 'I Can’t Quit You Baby', mas isto não faz nenhuma diferença. Eu sempre deixo alguns erros e não posso evitar. Os tempos nas partes A e Bb estão certos, embora possam soar errados, mas os tempos no geral simplesmente soam errados e há algumas notas tocadas erradas também... Sabe, você precisa ser razoavelmente honesto sobre isso”.


Ou seja, é irrelevante se você consegue identificar esses erros, assim como Page apontou, porque a música ainda soa ótima mesmo sendo essa criança feia que nasceu assim mesmo sem maquiagem, filtro ou adições fake de estúdio.


É a busca do eu real, e não do eu ideal.


"I Can’t Quit You Baby"















































Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page