top of page
by Brunelson
Ao longo da década de 70, o LED ZEPPELIN estava lançando clássicos mais rápido do que a maioria das outras bandas poderiam sonhar.
Recém-saído do THE YARDBIRDS, o guitarrista Jimmy Page teve a visão de montar um grupo maior do que qualquer banda de blues da época, recrutando o vocalista Robert Plant, o baixista John Paul Jones e o baterista John Bonham, para criarem uma nova linhagem do rock misturado com o blues e psicodelia.
Porém e depois do grande empreendimento que envolveu o álbum "Physical Graffiti" (6º disco, 1975), as rodas dessa gigante carruagem começaram a ficar um pouco soltas quando o grupo foi gravar o seu próximo álbum de estúdio, "Presence" (7º disco, 1976). Com Plant confinado temporariamente a uma cadeira de rodas após um acidente de carro, a maior parte desse álbum não apresentou a mesma força pela qual os discos anteriores do LED ZEPPELIN eram conhecidos, com a música "Achilles Last Stand" sendo um dos poucos destaques do álbum "Presence".
Depois de anunciar a turnê em divulgação ao disco, todas as atividades relacionadas à banda terminariam quando John Bonham foi encontrado morto na casa de Page em 1980. Durante uma noite de bebedeira, Bonham adormeceu e engasgou em seu próprio vômito, determinando a sua morte por intoxicação alcoólica aguda.
Não querendo enfrentar um futuro sem Bonham por trás da bateria, a banda se dissolveria, com cada membro seguindo caminhos separados. Embora Plant trabalhasse em carreira solo e Page se juntasse a Paul Rodgers do BAD COMPANY no projeto paralelo chamado THE FIRM, ainda havia alguns negócios inacabados no campo do LED ZEPPELIN.
Olhando para trás, Page consideraria o álbum "Coda" um dos esforços mais desafiadores de sua carreira profissional, dizendo uma vez em entrevista ao jornal britânico The Guardian: “Foi um disco difícil da fazer... As pessoas me perguntam: ‘Qual foi o álbum mais difícil de gravar?’ e eu sempre respondo que foi o disco 'Coda'".
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments