Joe Satriani: "Kurt Cobain tocava tudo o que deveria tocar na guitarra e ele realmente conhecia o instrumento"
Enquanto o NIRVANA é altamente considerado e visto como a maior banda do movimento musical chamado grunge dos anos 90 (e da história da música em geral), seu vocalista/guitarrista, Kurt Cobain, não é universalmente considerado um guitarrista virtuosista e técnico, mas para um dos melhores guitarristas de todos os tempos, Joe Satriani, Cobain merece muito mais crédito pelas suas habilidades.
Em recente entrevista para a revista Classic Rock, Satriani falou: “Fiquei muito feliz com aqueles discos do NIRVANA quando eles lançaram. Kurt Cobain era um ótimo guitarrista... Sabe, você volta agora para olhar os videoclipes e apresentações ao vivo do NIRVANA e percebe que ele estava tocando tudo o que deveria tocar. E mais, ele não ficava olhando para o braço da guitarra para ver o que estava tocando, então, obviamente que ele realmente conhecia o instrumento".
“E ele estava tocando com um dos maiores bateristas de todos os tempos, Dave Grohl, então, aquilo tudo não teria funcionado se ele não fosse um bom guitarrista”.
Quando perguntado se o declínio dos solos de guitarra durante o movimento grunge afetou a maneira como ele decidiu tocar guitarra na época, Satriani concluiu: “Eu acho que não prestei atenção nisso na época. Meu álbum de 1992 foi lançado como minha carta de amor à era do rock clássico, então, de qualquer maneira era um disco de retorno àqueles tempos, mas eu me lembro de quando saí do estúdio com o meu álbum finalizado e pensando: ‘Nossa, é tudo agora sobre NIRVANA e SOUNDGARDEN’”.
O vocalista/guitarrista do SMASHING PUMPKINS, Billy Corgan, compartilhou um sentimento semelhante sobre Cobain em outra entrevista recente, agora para o site Wall of Sound: “Para as pessoas de fora do nosso mundo, elas achavam o grunge muito confuso. Porque, especialmente nos anos 90, se você era do metal, você só escutava metal. Agora, com o grunge foi compreendido que os músicos poderiam ser artistas de gêneros cruzados, mas naquela época, um músico do rock alternativo tocando guitarra pesada com solos? Era heresia".
Corgan finalizou: “Você sabe, Kurt Cobain se quisesse poderia tocar grandes solos, mas ele queria fazer do jeito dele. E tudo o que Kurt fez foi bom porque ele era um ótimo guitarrista”.
Comentarios