Johnny Ramone: por que ele estranhou o comportamento amigável entre as bandas de Seattle?
by Brunelson
29 de out. de 2024
A indústria musical sempre teve uma vantagem competitiva.
Idealmente, o objetivo é fazer música que agrade às pessoas e se divertir um pouco ao longo do caminho, mas sempre há aqueles que espiam por cima do ombro de alguém para garantir que ninguém mais esteja fazendo seu trabalho melhor.
Johnny Ramone, guitarrista dos RAMONES, entendeu essa mentalidade de "dog eat dog" bem mais do que a maioria, o que fez ele ser pego de surpresa quando vivenciou a ascensão do grunge no começo dos anos 90.
Comparado ao movimento punk rock que havia começado em New York uns 15 anos antes, a cena de Seattle parecia mais um grupo de amigos fazendo shows só para eles mesmos. A cidade geograficamente isolada dos grandes centros de entretenimento, fora da rota business e onde predomina a chuva e céu cinzento, aquela galera de amigos só queria ter algo para fazer e estavam cada um nas suas garagens montando uma banda de rock na década de 80.
Basta olhar rapidamente para a árvore genealógica e suas ramificações de colegas e amigos formando suas próprias bandas depois de já terem tocado juntos, vide GREEN RIVER para MUDHONEY e MOTHER LOVE BONE, gerando primeiramente o TEMPLE OF THE DOG pelo vocalista do SOUNDGARDEN e que chegaria no PEARL JAM logo depois.
Ao discutir essa questão com o guitarrista dos RAMONES, Chris Cornell lembrou que a lenda do punk rock estava confuso sobre o porquê dos grupos de Seattle ajudarem uns aos outros, assim como ele fala no documentário do PEARL JAM, "PJ20": "Johnny Ramone dizia: ‘É, em New York não era assim. Nós atrapalhávamos os outros. Em todas as chances que você tinha, você só queria ferrar com a outra banda’. A maneira como eu sempre vi isso da forma que fazíamos em Seattle, é que você aprende uns com os outros e são inspirados uns pelos outros”.
Johnny Ramone pode não ter entendido por causa do quanto os RAMONES ficaram somente com a ponta do bastão por terem sido os criadores do punk rock, ganhando o devido reconhecimento mainstream somente no final da década de 80, depois de quase 15 anos de carreira, comparado a todos os outros grupos punk rock que surgiram depois de verem os RAMONES subindo em um palco e criaram coragem para cada um montar sua banda e tocar ao vivo também.
Comments