Kirk Hammett: a música que fez o guitarrista ser aceito no Metallica
Entrar em uma banda como o METALLICA nunca seria fácil.
Ao longo do tempo que passaram juntos, James Hetfield (frontman) e Lars Ulrich (baterista) sempre tiveram um certo padrão de quão preciso tudo deveria soar, onde nenhuma festa impediria que sua música soasse como uma lâmina de barbear cerrando o tímpano.
E embora o guitarrista Kirk Hammett não estivesse nas trincheiras do grupo quando eles começaram, a música "Seek and Destroy" foi a que o trouxe para o grupo de maneira adequada.
Porque se tudo tivesse continuado igual, o METALLICA teria continuado com Dave Mustaine como guitarrista da banda. Mustaine era o guitar hero que eles precisavam e ele até conseguiu assumir o papel de vocalista no palco ao lado de Hetfield, enfatizando o lado agressivo de sua personalidade. Quando o grupo finalmente conseguiu um contrato com uma gravadora, Mustaine começou a desintegrar o relacionamento interno da banda. Ele sempre teve problemas com a bebida, onde começaria a se tornar uma pessoa diferente quando bebia.
Ulrich chegou a dizer em entrevista para o programa de TV, VH1: “Quero dizer, bebíamos muito... Deus, como nós bebíamos, mas Dave Mustaine tinha um certo lado quando bebia que não era positivo. Acho que especialmente era Cliff Burton (baixista) que estava convencido de que Mustaine estava ficando louco”.
Então, o fato deles estarem expulsando alguém por beber demais era mais do que irônico. Na manhã em que Mustaine foi mandado embora (onde se tornaria depois no frontman do MEGADETH), Hammett recebeu o chamado para se tornar o novo guitarrista do METALLICA. Ele já estava causando estrondo sendo guitarrista do EXODUS, mas Hammett teve a opção de desistir de seu próprio grupo para se tornar parte de um foguete musical.
Hammett se lembra de quando conheceu os membros do METALLICA pela 1ª vez: “Quando cheguei no estúdio, era cerca de 19:00hs da noite e aqueles caras tinham acabado de acordar. Eu pensei: ‘Nossa, eu acho que vou gostar desses caras’”.
Assim que eles se conectaram no estúdio para fazer o teste com Hammett, a música "Seek and Destroy" foi o ponto de virada da decisão, assim como Ulrich havia dito: “Tocamos a canção 'Seek and Destroy' e mais ou menos na metade da música, eu me lembro de estar olhando para James e ele olhando para mim, e tipo, nós meio que concordamos somente com o olhar e soubemos instantaneamente que ele era a pessoa certa”.
Hammett simplesmente ainda escreveria riffs clássicos na história da banda, como das músicas "Master of Puppets" (3º disco, "Master of Puppets", 1986) e "Enter Sandman" (5º disco, "Black Album", 1991).
"Seek and Destroy" (1º disco, "Kill 'Em All", 1983)
Comments