Kirk Hammett: o solo de guitarra que ele foi intimado pelo produtor, “vá direto ao ponto e toque, p...”
by Brunelson
15 de jan.
Inspiração não é algo que pode ser apressada.
Mesmo para os escritores musicais mais prolíficos, não há nada mais desestimulante do que um executivo de gravadora exigindo um número específico de músicas inéditas para o próximo disco, antes que sua atual turnê termine - e que ainda sejam comerciais para vender bem.
É quando a música começa a parecer um trabalho forçado ou o artista agindo o que ele não é por dentro.
No entanto, no caso do METALLICA, a clássica música "The Unforgiven" surgiu sob pressão, graças à orientação do seu produtor, Bob Rock.
O produtor já era conhecido por ser "durão" antes de trabalhar com o METALLICA pela 1ª vez quando foram gravar o "Black Album" (5º disco, 1991). Ele vinha de trabalhos meio distantes do mundo do METALLICA, produzindo discos dos anos 80 do Bon Jovi e AEROSMITH.
E quando o grupo conversou com seu novo produtor pela 1ª vez, o guitarrista Kirk Hammett se lembrou de ter ficado surpreso com o quão prático Bob Rock era sobre o som que ele estava buscando, dizendo à banda que eles ainda não tinham capturado nada do que eles faziam nos shows ao vivo em um álbum de estúdio.
Como o METALLICA era conhecido por fazer e ter criado o thrash metal mais retorcido conhecido pelo homem até então, a ideia deles de trocarem de produtor e deixar um novo vindo do pop rock "brincar" com o som deles, era no mínimo uma aposta arriscada.
A canção "The Unforgiven" parecia já estar programada para ser a balada tradicional e contundente do "Black Album", onde Hammett teve dificuldade em entrar no clima para criar o solo da guitarra, assim como ele disse no DVD "Classic Albums": “Eu entrei no estúdio com um solo no qual trabalhei muito duro nele, mas todo mundo odiou”. Nesse documentário que fala sobre o "Black Album", o produtor pode ser ouvido falando encarnado com Hammett: "Vá direto ao ponto e toque, porra. Agora que você se aqueceu, vamos ouvir o solo do 'Guitarrista do Ano'".
Qualquer outro produtor provavelmente teria levado um revide da banda por dizer isso para um grupo da estatura que o METALLICA já tinha até então, mas depois dessa chamada de atenção, a indignação de Hammett o levou a entregar o épico solo que ficou gravado no disco para a canção "The Unforgiven".
Esse nível de cobrança não caía ou vinha de somente uma pessoa. Em outra parte desse documentário, James Hetfield (frontman) é visto sendo extremamente franco com todos, incluindo dizendo ao baterista Lars Ulrich que se ele quisesse ouvir uma música com vocais, então, ele deveria vir e cantar a maldita coisa ele mesmo.
Pode ter sido o stress falando, mas todo aquela determinação, disciplina e obediência, pelo menos deram ao grupo um álbum que ficou ao lado de clássicos na história do rock e da música em geral, sendo até hoje um dos discos que mais venderam cópias desde que o planeta Terra foi criado - e batendo recordes desde que as redes cibernéticas surgiram.
Comentarios