top of page
by Brunelson
Em 21 de setembro de 1991, NIRVANA iniciou a sua turnê americana em divulgação ao álbum "Nevermind" (2º disco, 1991) na Toronto Opera House, na cidade de Toronto, Canadá. A capacidade do local era de 980 pessoas e a banda contava com uma equipe de apenas 03 roadies. Depois de 02 anos e muitos milhões de álbuns vendidos, a turnê americana do álbum "In Utero" começou no Veterans Memorial Coliseum, na cidade de Phoenix, para um público de 15 mil pessoas e com a equipe do NIRVANA agora somando 17 roadies.
E a prova deste sucesso surge em um novo e significativo documento ao vivo que virá com o relançamento do álbum "In Utero" em comemoração ao 30º aniversário do disco - estará disponível no mercado em 27 de outubro de 2023 - que serão o áudio de 02 shows completos, um de 1993 e outro de janeiro de 1994, esse último em sua cidade natal, Seattle, e consequentemente o último realizado nos EUA. Essas gravações digitais inéditas retiradas diretamente da mesa de som, foram “separadas e reconstruídas” pelo lendário produtor de Seattle, Jack Endino, atestando tanto o poder do conjunto da banda pelo qual o NIRVANA é conhecido, quanto a incrível capacidade de Cobain de transmutar a sua dor interior em performances catárticas.
“Estes shows são demais”, disse Novoselic. “Eles precisam ser ouvidos e agora com a Inteligência Artificial (IA), você pode pegar uma mixagem estéreo e depois dividi-la em uma multipista. Assim, você pode obter mixagens realmente boas. Elas parecem cruas e você leva Kurt até lá, que está apenas fazendo o show... É incrível!"
“Sabe, as pessoas adoram essa coisa tátil, de ficar pegando nas mãos”, disse rindo Novoselic. “É como ler a revista Mojo, certo? Com os dedos folheando as páginas”.
O baixista se surpreendeu com o fato do NIRVANA permanecer “tão forte como sempre, se não mais forte”, mas sabe que a razão para a presença cultural duradoura da banda não são as reedições de aniversário dos seus álbuns ou as vendas de camisas que nunca acabam: “É Kurt... Ele tinha esse carisma e essa intensidade que era, e ainda é, atraente para as pessoas. E então, ele tinha o talento para a melodia e que era algo que vinha de dentro dele”.
* Krist Novoselic: sua opinião de lançar músicas novas do Nirvana através da Inteligência Artificial
E podemos esperar por novas reuniões com Grohl, Smear e você no palco, junto com vocalistas convidados?
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments