top of page
by Brunelson
O baixista do NIRVANA, Krist Novoselic, foi entrevistado recentemente pela revista Bass Player e relembrou do incidente que aconteceu quando a banda estava se apresentando no MTV Video Music Awards em 1992.
Aconteceu quando ele jogou o seu próprio baixo para o alto na parte final da música "Lithium" e quando foi segura-lo, deixou bater na sua cabeça, o que fez Novoselic sair cambaleando para fora do palco - e como isso o levou casualmente a conhecer o guitarrista do QUEEN, Brian May.
Ocorrendo durante o auge da popularidade dos gigantes de Seattle, o MTV Video Music Awards de 1992 foi um evento triunfante para o NIRVANA, já que a clássica música da banda, "Smells Like Teen Spirit", rendeu a eles 02 prêmios no evento: Melhor Novo Artista e Melhor Vídeo Alternativo.
Enquanto nenhum nocaute ocorreu nos bastidores, o baixista do NIRVANA conseguiu bater em si mesmo e na cabeça, depois que um arremesso do seu baixo ao alto saiu errado.
Novoselic começou falando: “Ah, isso foi mega! Começamos a tocar essa música e depois o meu amplificador simplesmente não funcionou. Eu pensei: 'Vou fazer esse lance de jogar o baixo para o alto e depois sair andando do palco'. Bom, toda a cena foi pega pelas câmeras de TV e então, bum! O baixo caiu bem na minha cabeça".
“Eu saio do palco e os paramédicos chegam, dão uma olhada em mim, colocam um curativo e eu tive que assinar todos esses formulários de liberação para não processar ninguém. Aquilo aconteceu na frente de 200 milhões de pessoas, certo?”
Ele continuou: “Então, eu estava todo aborrecido, né, pensando: 'Mas que merda!', e atrás daquelas pessoas tinha uma pessoa incrível com uma taça de champanhe nas mãos. É Brian May! Apenas parado lá e educadamente ele veio até mim e disse: 'Aqui está, meu bom garoto' e me entregou a taça de champanhe".
“Eu falava: 'Você é Brian May! Como você está?' E ele me respondeu: 'Mais importante do que isso, é como você está?' Alguns momentos depois, Dave Grohl apareceu e ficou ali com a gente. Ele estava me procurando por toda parte, apenas para me encontrar desfrutando de um tranquilo copo de champanhe com o Sr. May".
Qualquer pessoa familiarizada com os álbuns do NIRVANA, ou mesmo apenas com o disco "Nevermind" - seu álbum de maior sucesso - saberá que Novoselic fez questão de estabelecer partes de baixo simples e eficazes com um tom apaixonante.
“Aprendi que inúmeras pessoas aprenderam a tocar baixo ouvindo os discos do NIRVANA”, disse ele. “São linhas de baixo simples e melódicas, que é o que você precisa quando está começando a aprender a tocar baixo”.
Mais de 30 anos depois, é impossível negar a mudança radical provocada pelo NIRVANA com músicas que serão o seu legado duradouro.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments