top of page
  • by Brunelson

Kurt Cobain: "ele e o Nirvana nos deram permissão para criar, mesmo que você não tivesse talento"


Embora possa haver muitas diferenças gritantes entre o ator Jared Leto e Kurt Cobain, pelo menos podemos dizer que ambos fizeram parte de uma banda de rock.


E mais, quando cogitava-se a filmagem do filme biográfico de Kurt Cobain (a mesma lenda de sempre junto com a volta do LED ZEPPELIN que nunca aconteceram), Leto foi um dos indicados a representar Cobain e até chegou a fazer um teste de audição totalmente a caráter, tendo aprendido a tocar guitarra/violão como canhoto.



Já em tempos atuais, Leto é mais famoso por ser um dos mais excêntricos atores de Hollywood e por um longo período ele era quase exclusivamente conhecido pelo seu trabalho na banda em que é vocalista, THIRTY SECONDS TO MARS.

E quando a sua banda estava no que é considerado o seu auge criativo, ele pegou muitas sugestões do NIRVANA e de seu falecido frontman, Kurt Cobain. Essas semelhanças vieram se revezando na forma de dinâmicas silenciosas, altas e silenciosas, os gritos de Leto e uma infinidade de letras pesadas, todos elementos vitais do estilo do NIRVANA e que tornaram a norma do rock moderno desde então.

Leto já disse em entrevistas as influências de algumas bandas que moldou o seu gosto e paladar musical, como o RUSH, THE CURE e SMASHING PUMPKINS, mas ninguém foi mais significativo para o seu desenvolvimento do que o NIRVANA e Kurt Cobain.


Foi tão essencial para ele que, quando foi entrevistado nos bastidores do Reading Festival em 2011 na Inglaterra, Leto opinou que Cobain e o NIRVANA deram a todos a “permissão” para criar, independentemente de habilidade ou talento.

Ele disse: “Pra mim, a resposta mais óbvia seria o NIRVANA e por muitas razões diferentes. Eles eram uma ótima banda com um compositor genial, uma voz imparável e 03 músicos que fizeram um som realmente único juntos, mas eu acho que havia algo mais que o NIRVANA deu a todos e isso foi um presente realmente... Foi a permissão para todos nós termos o direito de pegar um instrumento e criar, independentemente de suas habilidades ou talento, o que pra mim é uma lição muito poderosa. Acho que não estaria aqui se não fosse por este insight que tive na época”.

Leto concluiu: “É uma boa pergunta, porque não acho que seja tão fácil de responder... Havia uma qualidade disruptiva na explosão do NIRVANA e acho que não sentimos mais isso no rock'n roll desde então. Eu não acho que tivemos muito dessa ruptura na música depois do NIRVANA e não sei por que é dessa forma assim".

Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page