Kurt Cobain: "é o garoto mais bem ajustado que eu conheço", sobre Dave Grohl
by Brunelson
26 de set. de 2023
Para o 30º aniversário do álbum "In Utero" do NIRVANA (4º e último trabalho de estúdio, 1993), a revista Rolling Stone entrevistou o biógrafo da banda enquanto era um grupo ativo, Michael Azerrad, para nos trazer algumas curiosidades.
Após 30 anos do lançamento do último álbum de estúdio do NIRVANA, de alguma forma ainda há coisas novas para conhecermos sobre a banda, assim como trouxe o biógrafo original do grupo, Michael Azerrad, em sua próxima edição expandida do seu clássico livro de 1993, "Come As You Are: The Story of Nirvana".
O novo livro, "The Amplified Come As You Are", previsto para lançamento em 24 de outubro de 2023, mais que dobra a extensão da versão original com novas informações das entrevistas originais de Azerrad direto com cada membro do NIRVANA, além de correções (Kurt Cobain nunca morou debaixo de uma ponte, ele somente passava algum tempo lá) e novas reflexões.
Na entrevista, Azerrad dissecou música por música do disco "In Utero" e muito mais informações.
Confira somente alguns trechos:
Jornalista: É verdade que Kurt Cobain gostava de zombar Dave Grohl o chamando de “o garoto mais bem ajustado que eu conheço”?
Michael Azerrad: Acho que Kurt estava parcialmente zombando de Dave por ele ser uma pessoa bastante acolhedora e "normal". Sim, Dave é um cara popular e bem ajustado, ele realmente é sim e acho que em parte Kurt estava zombando disso porque ele não era um junkie como Kurt era. E Kurt também estava com ciúmes de Dave, porque Dave estava compondo as suas músicas.
Jornalista: Parece que 02 canções do álbum "In Utero" parecem emprestadas de outras bandas...
Azerrad: O riff principal da música “Very Ape” soa semelhante a canção “Kanishka” de um grupo chamado LOS BRUJOS, uma banda argentina que abriu para o NIRVANA num show em Buenos Aires no ano de 1992. E a música “Milk It” lembra a canção “It’s Shoved” do MELVINS.
Jornalista: A referência à “vergonha de espuma do mar” nas letras da música "All Apologies", pode ter um significado muito específico?
Azerrad: Eu pensei que talvez seja uma referência a estar em um hospital com todas aquelas paredes suaves na cor de água de espuma do mar e ele está se sentindo envergonhado, porque Kurt está lá por causa do seu vício em drogas.
Jornalista: Para encerrar, algum tempo depois do lançamento do álbum "Nevermind" (2º disco, 1991), Cobain fez uma pergunta ao seu empresário que sugeria que ele estava olhando além da banda para o seu futuro musical.
Azerrad: Kurt perguntou se ele precisava do NIRVANA para poder gravar novos discos e o seu empresário, Danny Goldberg, lhe disse: "Não, você não precisa deles e nem precisa escolher o que fazer. Você pode fazer as duas coisas". Sabe, muitos artistas fizeram projetos paralelos solo e coisas com a sua banda ao mesmo tempo, e essa sempre foi a minha imaginação sobre como teria sido o futuro se Kurt Cobain estivesse vivo... Ele não gostava de se repetir criativamente.
Comments