Lars Ulrich: a clássica canção do Metallica que o baterista disse que seus fãs odiaram na época de seu lançamento
Toda banda enfrenta o desafio de agradar seus fãs de forma consistente.
Embora os artistas possam querer assumir riscos ousados no estúdio, há um limite para o quanto eles podem se desviar da sua zona de conforto antes de perderem o apoio do público.
Apesar de seu status icônico, o METALLICA encontrou críticas ao longo de sua carreira, com o baterista Lars Ulrich relembrando os primeiros "detratores" que remontam para uma de suas clássicas canções.
Quando o METALLICA iniciou no começo dos anos 80, eles seriam a antítese de tudo que iria se desenrolar na década com o glam metal alcançando o público mainstream e MTV. Seu frontman, James Hetfield, não estava criando riffs de guitarra que deveriam soar agradáveis e como festas da forma que vinha sendo apresentado no cenário, onde Hetfield e seus companheiros de banda criariam músicas projetadas para seguir os passos de lendas do metal, como BLACK SABBATH e JUDAS PRIEST.
Mesmo que o METALLICA estivesse à beira de criar um novo gênero que se chamaria thrash metal, eles sabiam que não conseguiriam um acordo com uma grande gravadora em Los Angeles ou San Francisco (costa oeste da California), que era o local onde eles cresceram, moravam e foco principal do glam metal da época. Como as gravadoras da região estavam mais interessadas em modelos de grupos glam metal, o METALLICA receberia um telefonema do outro lado do país, em New York, onde sua fama underground no estilo "do it yourself" de se divulgar e fazer shows chegou forte, somente para receberem uma proposta para gravar seu 1º álbum de estúdio.
Como Los Angeles não os tratou bem, a banda fez as malas e mudou-se para New York em 1983 para gravar o disco "Kill 'Em All". E mesmo que o grupo se esforçasse o máximo possível para sua honrosa estreia, foi em seu 2º álbum de estúdio, "Ride The Lightning" (1984), onde eles corroboraram as expectativas.
Desde a canção que abre o disco, "Fight Fire With Fire", foi o tipo de álbum que todo fã de metal sonhava - até ouvir a 4ª música do disco, "Fade to Black". Pela primeira vez o METALLICA começava uma canção com um violão, com Hetfield cantando sobre um personagem suicida e sem esperança de continuar com a vida. Embora a música eventualmente ganhe o ritmo trash metal habitual, uma vez em entrevista, Lars Ulrich lembrou que os fãs raiz da banda estavam realmente chateados na época com a canção "Fade to Black".
Sendo entrevistado pelo radialista Howard Stern décadas depois de seu lançamento, Ulrich relembrou quanta resistência o grupo recebeu de sua base de fãs pensando que estavam indo musicalmente na direção errada: “Em nosso 2º disco, 'Ride The Lightning', tem uma música chamada 'Fade to Black' que tocamos em quase todos os shows, sendo que na época, James Hetfield achou que seria uma ótima ideia começa-la tocando com violões. Então, quando os fãs de metal ouviram que tinha uma música do METALLICA no novo disco com violão, eles perderam a porra da paciência”.
A julgar pelo que os seus fãs tinham a dizer, o METALLICA levaria essa crítica a sério e passou a incluir violões em todos os seus álbuns posteriores.
E mesmo que a banda eventualmente tenha se tornada mais comercial com o "Black Album" (5º disco, 1991) e no decorrer da década de 90, nunca houve nada que eles lançaram que não fosse 100% o que o METALLICA queria fazer, independente da opinião dos fãs.
Comments