Layne Staley: diários do falecido vocalista original do Alice in Chains serão publicados
by Brunelson
há 9 horas
Os diários do falecido vocalista original do ALICE IN CHAINS, Layne Staley, serão publicados sob o título, "This Angry Pen: The Lost Journals of Layne Staley". O livro contará com "letras manuscritas, poesia profundamente pessoal, arte original impressionante, fotos raras, homenagens de fãs e muito mais".
O livro de 176 páginas está sendo lançado pela Weldon Owen Publishing e será distribuído pela Simon & Schuster. De acordo com uma descrição compartilhada no site da Simon & Schuster, "This Angry Pen: The Lost Journals of Layne Staley" está previsto para ser lançado em 11 de novembro de 2025.
Uma sinopse do livro diz: “Pela 1ª vez, essa coleção impressionante revela o lado profundamente pessoal e criativo do lendário vocalista do ALICE IN CHAINS. Por meio de poesia nunca antes vista, letras cruas escritas à mão, rabiscos íntimos e notas sinceras, os pensamentos e emoções interiores de Layne ganham vida, oferecendo um vislumbre da mente de um gênio musical que definiu uma geração”.
“Os rabiscos e reflexões sinceras do introspectivo Layne são uma janela para as profundezas emocionais de um homem que deu tanto de si para sua arte e seus fãs, mesmo enquanto lutava com suas próprias batalhas. Para fãs novos e antigos, essa é uma oportunidade de se conectar com a arte e a humanidade de Layne de uma forma que nunca foi possível antes. Sua história, contada por suas próprias palavras, criações e as vidas que ele mudou para sempre, é um testamento para o poder duradouro da música, da arte e do espírito humano”.
Nascido em 22 de agosto de 1967 em Bellevue, Washington, Staley começou sua carreira musical nos anos 80 tocando em várias bandas glam metal de Seattle, principalmente no grupo SLEZE, que viria a se renomear como ALICE N' CHAINS em 1986. Com o fim dessa banda, Staley, Jerry Cantrell (guitarrista), Mike Starr (baixista) e Sean Kinney (baterista), formariam o ALICE IN CHAINS.
O grupo se tornaria uma das bandas grunge mais influentes dos anos 90, ao lado de nomes como NIRVANA, SOUNDGARDEN e PEARL JAM, os quais formaram o Big 4 que dominou o planeta. ALICE IN CHAINS foi a 3ª banda do recinto grunge a assinar com uma grande gravadora.
ALICE IN CHAINS lançou 05 trabalhos de estúdio com Layne Staley nos vocais. Seu álbum de estreia de 1990, "Facelift", já fez a banda ficar conhecida no mundo inteiro com o hit "Man in The Box" tocando nas rádios e videoclipe incessantemente passando na MTV. Em 1995, o grupo lançaria seu 5º disco, "Alice in Chains", e sem turnê nenhuma de divulgação e somente com um punhado de shows, a banda mesmo assim ficou em 1º lugar no ranking da Billboard.
Ficam os destaques também para o 3º trabalho de estúdio da banda e que levou o ALICE IN CHAINS à estratosfera, "Dirt" (1992), com músicas de sucesso que ficaram marcadas na história do rock, como "Them Bones", "Down in a Hole", "Rooster", "Angry Chair" e "Would". Além do seu 4º trabalho de estúdio, o EP "Jar of Flies" (1994), que simplesmente foi o 1º EP na história que ficaria em 1º lugar no ranking de álbuns da Billboard (e novamente sem nenhuma turnê de divulgação).
Em 1996, o grupo realizou seu épico acústico pela MTV, o que acabaria sendo uma das últimas apresentações de Layne Staley com o ALICE IN CHAINS e com o grupo logo depois entrando em hiato. Staley iria falecer em 2002, após anos de reclusão em seu apartamento em Seattle, através de uma overdose de speedball (droga injetável, que é uma mistura de heroína com cocaína). Seu corpo foi encontrado 02 semanas após sua morte.
ALICE IN CHAINS retornaria às atividades em 2005 com um novo vocalista, William Duvall, onde vieram realizando algumas apresentações, para que em 2009 lançassem um novo álbum de estúdio e até hoje contando com 03 discos lançados com Duvall nos vocais.
"Man in The Box" (1º disco, "Facelift", 1990)
"Brother" (1º EP, "Sap", 1992)
"Would" (2º disco, "Dirt", 1992)
"No Excuses" (2º EP, "Jar of Flies", 1994)
"Heaven Beside You" (3º disco, "Alice in Chains", 1995)
Komentar