Led Zeppelin: a canção inspirada através da torcida brasileira na Copa do Mundo da FIFA
Um aspecto fundamental do sucesso do LED ZEPPELIN foi sua disposição em explorar novas áreas.
Embora eles possam ter tido uma grande dívida com as lendas do blues do passado e os pioneiros do rockabilly de sua infância, sua invenção e desejo de fazer algo refrescante abriram muitas portas. Além de sua habilidade coletiva, essa desenvoltura provou ser uma ferramenta confiável e estabeleceu o padrão para outros grupos que seguiram em frente.
A banda se propôs a tornar o rock mais expansivo e pesado do que tinha sido na década de 60, o que eles conseguiram com distinção. Em seus 12 anos de atividade, eles foram um dos pioneiros do heavy metal, estabeleceram uma visão gloriosa do folk rock e proporcionaram muitos outros momentos tecnicamente surpreendentes que consolidaram um legado altamente influente.
Na parte lírica, a banda se inspirou em tudo, de mitologias a experiências pessoais, mas na questão sonora, uma de suas últimas músicas realmente foi inspirada na Copa do Mundo de Futebol da FIFA. Como os fãs sabem, o grupo está há muito tempo ligado a esse belo jogo, já que o vocalista Robert Plant é um dos fãs mais proeminentes do Wolverhampton e até se tornou vice-presidente do clube em 2009.
Faz sentido que o amor da banda pelo futebol tenha entrado em sua música em algum momento, como também aconteceu com os colegas do PINK FLOYD. Isso se manifestou na música "Fool in The Rain" do LED ZEPPELIN, lançada no 8º e último álbum de estúdio do grupo, "In Through The Out Door" (1979). A canção é sobre um homem que supostamente irá se encontrar com uma mulher em uma esquina, no entanto, quando ela não aparece, ele pensa que foi deixado de lado. Eventualmente é revelado que ele estava na esquina errada, tornando-o o "tolo na chuva".
O vocalista Robert Plant e o baixista John Paul Jones foram inspirados a escrever essa música pelas batidas de samba da torcida brasileira que foram tocadas durante a Copa do Mundo de 1978 sediada na Argentina.
No livro, "Led Zeppelin: From a Whisper to a Scream", o biógrafo Dave Lewis afirmou: “Assim, surgiu a ideia de colocar seu próprio samba no meio dos arranjos da canção 'Fool in The Rain'. Por mais louco que pareça, funcionou lindamente desde os apitos de rua de John Paul Jones até os choques de tímpanos deliciosamente construídos pelo baterista John Bonham”.
Apesar da essência otimista da música, ela nunca foi tocada ao vivo, pois o LED ZEPPELIN não achou que eles tivessem conseguido executar sua ideia original no estúdio. Foi também o último single que o quarteto lançou, antes de se separar após a morte do baterista John Bonham em 1980.
Comentários