top of page
by Brunelson
Alguns fãs de rock acreditam que o hard rock não começou até que o LED ZEPPELIN entrou em cena.
É uma afirmação duvidosa, embora bandas e artistas como o ROLLING STONES, DEEP PURPLE e Jimi Hendrix já estavam experimentado algum material em suas canções, mas seria o LED ZEPPELIN que pegaria os tropos do blues e os transformariam em algo muito mais perigoso e pesado.
Quando os fãs escutam a canção "Good Times Bad Times" do LED ZEPPELIN, o ritmo implacável do baterista John Bonham dá o pontapé inicial, dando lugar a acordes poderosos e suaves, e para alguns dos lamentos característicos do vocalista Robert Plant. Embora Bonham não precisasse "roubar" ninguém para dar vida a uma canção, o seu trabalho nessa música veio de uma fonte improvável.
E no fundo do palco do VANILLA FUDGE estava o baterista Carmine Appice, cujo estilo de bateria chamaria a atenção de Bonham.
No começo da canção "Good Times Bad Times", antes do groove começar, Bonham toca a mesma bateria, só que ele está tocando o ritmo todo com o pé, em vez de alternar entre os braços e as pernas. Embora as raízes possam ter variado ligeiramente na versão do LED ZEPPELIN, Bonham toca a figura principal da bateria de forma direta o suficiente para reconhecê-la de Appice.
É verdade que não demorou muito para que a levada da bateria fosse registrada por Bonham, tornando-se uma das maiores canções do disco homônimo de estreia do LED ZEPPELIN em 1969. Quando questionado sobre Bonham copiá-lo, no entanto, Appice não teve muita opinião sobre isso e nem mesmo pensando que estava sendo plagiado.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments