Led Zeppelin: "essa música foi a nossa Bourrée de Bach para os pobres"
by Brunelson
11 de jan.
Jimmy Page, guitarrista do LED ZEPPELIN, nunca afirmou ser um dos maiores guitarristas do mundo.
Por mais que amasse o blues, ele sabia que os maiores guitarristas que já caminharam sobre a Terra saíram da tradição do blues, dobrando as cordas e cantando músicas que vinham direto de suas almas.
E embora Page tivesse o olho no blues trabalhando com o LED ZEPPELIN, ele tinha outra coisa em mente ao trabalhar na clássica canção, "Stairway to Heaven".
Tendo moldado antes a cena do blues britânico com o THE YARDBIRDS, o foco principal de Page era levar o gênero rock a novos lugares com sua nova banda, o LED ZEPPELIN, apresentando músicas que formaram a base do riff da guitarra moderna. E mesmo que Page já tivesse tentado trabalhar em baladas antes da música "Stairway to Heaven", a peça original que ele tinha em mente começou na música clássica.
Ao falar sobre as origens desta canção, Page disse uma vez para a rádio britânica da BBC: "Eu queria tentar juntar algo que começou em um violão bem frágil tocando no estilo de um Bourrée de Bach para pobres, esse tipo de aspecto, sabe?" Embora o lick da guitarra de abertura não tenha nenhuma semelhança com o movimento inicial da peça de assinatura de Bach, o delicado padrão de palhetada que Page emprega está entre os mais reconhecíveis na música rock, preparando o cenário antes dos vocais de Robert Plant entrarem.
Apesar da natureza terna de sua introdução e que ficou marcada na história do rock, Page queria criar uma experiência cinematográfica com a mesma, explicando: “A ideia da canção ‘Stairway to Heaven’ era ter uma peça musical que continuasse se desenvolvendo com mais camadas e mais estados de espírito, onde a intensidade aceleraria em todos os níveis”.
Criada como uma história musical, a canção inicia sem a bateria até aos 03 minutos de duração, com o baterista John Bonham tocando acenos discretos em comparação ao seu lado animalesco. No entanto, quando o resto da banda começa a entrar, tudo para antes do solo da guitarra de Page assumir e soando como se ele estivesse em uma batalha feroz com sua guitarra durante todo o tempo de execução.
Quando o resto da banda segue atrás com o preenchimento da bateria de Bonham, Plant passa de seu suave canto para um grito selvagem, cantando sobre as maravilhas que o aguardam quando ele finalmente alcança aquela escada eterna. Uma vez que a banda esgotou o groove por todo o seu valor, a música gentilmente guia o ouvinte de volta para baixo, enquanto Plant reitera a linha crítica da música antes do arpejo assombroso de Page desde o começo.
Embora Page tenha admitido não saber que eles tinham criado uma obra-prima na época, ele achava que eles estavam em um excelente lugar criativo ao grava-la, concluindo: “Foi um momento muito inspirador para nós. Comer, dormir, fazer música dia após dia e após dia. Você pode perceber quando ouve o nosso 4º álbum de estúdio com a canção 'Stairway to Heaven’ sendo uma espécie de subproduto disso tudo, o que foi obviamente substancial para o LED ZEPPELIN”.
Naquela época e até hoje, a música "Stairway to Heaven" estava além de qualquer coisa que o mundo do rock já tinha visto, mais parecendo uma entidade viva durante todo o seu tempo de execução.
"Stairway to Heaven" (4º disco, "Led Zeppelin IV", 1971)
Comments