top of page
by Brunelson

Lemmy Kilmister: como o MC5 inspirou ele a formar o Motorhead?


Lemmy Kilmister, falecido frontman do MOTORHEAD, nasceu para viver do rock and roll antes mesmo de encontrar seu ofício característico.


Mesmo que ele tenha começado tarde em seu instrumento, Lemmy logo encontraria sua voz tocando o rock mais direto que ele conhecia, ao mesmo tempo em que se esforçava para fazer desvios mais complexos ao longo do caminho.


E embora normalmente elogiasse artistas como Little Richard, Chuck Berry e Eddie Cochran, a banda MC5 foi sua verdadeira porta de entrada para ele querer formar um grupo de rock.


Ao contrário de muitos de seus contemporâneos, que se inspiraram musicalmente nas lendas do hard rock como LED ZEPPELIN e BLACK SABBATH, Lemmy estava mais interessado em tocar aquele rock and roll direto e reto para qualquer um que estivesse afim de escutar. Quando ele começou a formar o MOTORHEAD, o rock and roll estava aos poucos se tornado mais primitivo, com bandas como o THE STOOGES tendo avançado o quanto pôde no cenário e com Iggy Pop se tornando conhecido daquele jeito que sabemos.


E outro grupo desse mesmo prisma era o MC5, também considerado junto com o THE STOOGES como as primeiras bandas pré-punk.


Como sabemos, MOTORHEAD era uma banda power trio, mas um vez em entrevista Lemmy disse que inicialmente pretendia montar um grupo que pudesse ficar de igual pra igual com o MC5: “O MOTORHEAD original era uma banda de 05 integrantes. Eu queria formar o MC5 da Grã-Bretanha. Eles eram uma ótima banda, o MC5. Eu fui naquele show deles alguns anos atrás e eles foram ótimos, cara. Eles soam exatamente iguais! Cantei as músicas com eles e foi brilhante pra caralho. Saí de lá tão 'alto' como uma pipa”.


Sendo perfeitamente equilibrado entre o punk rock e hard rock, Lemmy inauguraria um novo nível de intensidade que poucos conseguiram igualar ao MOTORHEAD, incluindo os pedais de distorção para baixo abrindo caminho para os aficionados do instrumento. Além dos seus dias como trovador do rock and roll que transmitiria essa mentalidade do MC5 para uma nova geração de estrelas do rock, tornando-se mais tarde o modelo para bandas como o METALLICA, por exemplo. 


Mesmo Lemmy tendo se transformado em um verdadeiro rock and roll original, ele sabia que muito de seu conhecimento e atitude veio do MC5.

Commentaires


Mais Recentes
Destaques
bottom of page