top of page
by Brunelson
Em um mundo da música recheado de apelos comerciais e com várias boy/girl bands no recinto, o METALLICA poderia muito bem ter sido o oposto do mainstream.
Enquanto eles já haviam começado a tocar em grandes arenas sem uma única música nas rádios (isso é um dos sintomas de uma obra de arte), eles sabiam que precisavam de outro elemento em seu som para se tornarem verdadeiramente massivos.
Procurando emparelhar o seu som com algo muito mais simples, a banda escolheu o produtor Bob Rock para trabalhar em seu próximo álbum de estúdio. Embora Rock possa ter se qualificado para o trabalho, o vocalista/guitarrista, James Hetfield, também queria expandir a sua paleta lírica.
Conhecido por escrever canções e letras pesadas sobre guerras durante a maior parte de sua carreira, Hetfield conseguiu aglutinar o conto de fadas de Peter Pan à musicalidade do METALLICA com a música "Enter Sandman". Quando ele apresentou o riff pela 1ª vez à banda, a letra era muito mais sombria, lidando com a Síndrome da Morte Súbita Infantil, o que Bob Rock achava horrível demais para ser colocada nas rádios e MTV.
Depois de algumas críticas construtivas sobre a letra, Hetfield a levou em uma direção diferente, centrada na ideia em ter pesadelos enquanto dorme. Amarrando o resto da música, a descida de Hetfield em um cenário de pesadelo para crianças termina com a frase: “Estamos indo para Never Never Land”, que é uma citação direta da terra de conto de fadas para onde Peter Pan voa na lendária história infantil.
Embora o cenário de pesadelo possa ter sido o ponto crucial, Hetfield também gostou da ideia de manipulação, dizendo uma vez para a revista Uncut: “Eu queria mais da coisa mental em que esse garoto é manipulado pelo que os adultos dizem. E sabe quando você acorda com aquela merda no olho (remela)? Conforme o conto de fadas, isto supostamente foi colocado lá pelo homem de areia para fazer você sonhar. Então, o cara da música diz isto a esse garotinho e ele enlouquece. Ele não consegue dormir depois disso e funciona da maneira oposta. Em vez de uma coisa reconfortante, a mesa virou".
Embora a banda não estava com intenção de lançar a canção "Enter Sandman" como o single principal do "Black Album" (5º disco, 1991), não iria demorar muito para ela ser identificada como tal e até os dias de hoje mantendo a sua relevância no âmbito mainstream.
Assim como o produtor Bob Rock lembrou no documentário "Classic Albums": “Lars Ulrich (baterista) sabia apenas pelas gravações demo que a canção 'Enter Sandman' era a música principal do disco. Eu realmente não conseguia ouvir isso antes na canção e depois que descartamos a ideia de lançar a música 'Holier Than Thou' como o 1º single do álbum, o riff de abertura da canção 'Enter Sandman' iria atrair toda uma nova faixa etária de fãs do METALLICA, onde a banda agora estava apreciando o foco no hard rock ao invés do metal direto".
A referência a Peter Pan também se tornaria um elemento recorrente na sonoridade do grupo, utilizada novamente em um dos singles do álbum lançado seguinte, "Load" (6º disco, 1996), que foi a música "King Nothing". O acompanhamento é semelhante a da canção "Enter Sandman" e Hetfield repete a frase sobre estar indo para Never Never Land no final da música.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments