top of page

Metallica: a trágica história da morte do baixista Cliff Burton em 1986

by Brunelson

27 de setembro é um dia de tragédia para qualquer fã assíduo do METALLICA, pois marca o dia em que o baixista Cliff Burton teve a sua vida cruelmente roubada em um acidente estranho que mudaria a banda para sempre.


O baixista tinha apenas 24 anos de idade, mas apesar de falecer tão jovem, é lembrado como um dos mestres do instrumento quando o assunto é heavy metal.

Burton não foi um membro fundador do METALLICA, mas se juntou a eles em 1982 quando a banda ainda não era a potência e relevância da forma que é conhecida e desempenhou um papel crítico em sua jornada ao estrelato.

Tragicamente, ele nunca faria parte do insondável sucesso global que o grupo geraria...

METALLICA estava em turnê divulgando o seu emocionante 3º álbum de estúdio, "Master of Puppets" (1986), quando de repente o seu mundo desabou enquanto eles estavam na Escandinávia. Embora não tenha se tornado imediatamente um disco clássico com recordes de venda, hoje, esse álbum já vendeu mais de 06 milhões de cópias após o seu lançamento e a banda iria se apresentar em todos os lugares e em qualquer lugar para promovê-lo.

De maneira angustiante, seria horrivelmente a última viagem de Cliff Burton.

No 30º aniversário de sua morte em 2016, o baterista Lars Ulrich disse com tristeza numa entrevista: “Estou sempre ciente dessa data... Eu acho que, quando você está por aí há 35 anos como nós, onde você realmente se senta para analisar tudo o que está por vir no planejamento da banda com datas do calendário para preencher nas turnês, sempre há tantos aniversários para comemorarmos, mas obviamente, a data de 27 de setembro parece sempre uma data muito significativa para nós, porque estamos sempre pensando nele o tempo todo”.

Perder um amigo é torturante em qualquer circunstância, mas para todo o pessoal do METALLICA ter sobrevivido ao acidente o qual Burton não sobreviveu, torna as emoções ainda mais intensas.

A banda estava viajando em seu ônibus de turnê durante a noite pela Suécia, indo para a próxima parada do seu show quando Burton e o guitarrista Kirk Hammett tiraram a sorte nas cartas para escolherem os beliches em que cada um iria dormir. Burton ganhou a aposta e escolheu o beliche no qual Hammett estava dormindo.


Mais tarde numa entrevista para o canal VH1 no programa Behind The Music, Hammett falou: "Eu disse tudo bem para ele, que ele poderia pegar o meu beliche. Falei que iria dormir no beliche que ficava lá na frente do ônibus, o que provavelmente era mesmo o melhor beliche para dormir".

Por volta das 07:00hs da manhã, a banda acordou depois que o ônibus começou a derrapar de um lado para o outro na estrada, quando o motorista perdeu o controle do veículo depois de deslizar em um oceano de gelo "preto". Tragicamente, o ônibus capotou de lado e Burton foi jogado para fora da janela, antes do ônibus cair por cima dele.

Eles tentaram de tudo para resgatar Burton, mas infelizmente era tarde demais. Há relatos conflitantes sobre o acidente e em que ponto exatamente Burton perdeu a vida permanece desconhecido. Na verdade, os detalhes exatos dessa tragédia não importam. Tudo o que importa é que um dos baixistas mais promissores do planeta Terra que estava gerando uma revolução no thrash e heavy metal, perdeu a vida de forma devastadora e prematura.

O frontman da banda, James Hetfield, disse mais tarde que após o acidente, ele pulou do ônibus vestido apenas de cueca e meias em busca do seu amigo e membro de banda por todo aquele gelo "preto", mas ele disse que não conseguiu ver nenhum gelo "preto" na estrada. O vocalista afirmou repetidamente em entrevistas que a bebida e as drogas talvez tenham levado o motorista a adormecer no volante. O mesmo chegou a ser interrogado e o acidente investigado, mas após todo o processo, o motorista foi inocentado de qualquer delito.

Nunca saberemos o que realmente causou o acidente e a perda de Burton é uma tragédia que só aumenta em pungência com o passar do tempo. Ele deveria ter estado com os seus irmãos de banda em cada passo de sua ascensão ao status iconoclasta que o METALLICA atingiu.

Comentarios


Mais Recentes
Destaques
bottom of page