top of page
by Brunelson

Michael J. Fox: sobre seu amor pela cena grunge dos anos 90


As salas de cinemas na década de 80 estavam lotadas de grandes sucessos de bilheteria e histórias ternas de amadurecimento. 


O diretor Steven Spielberg subiu ainda mais para aclamação global com favoritos da família como os filmes, E.T. o Extraterrestre, e as sequências dos filmes de Indiana Jones. Atores se consagraram como tais como Bruce Willis no filme Duro de Matar, a atriz Sigourney Weaver nos filmes do Alien e a lista continua...


Outros filmes se tornaram épicos como Curtindo a Vida Adoidado, Predador ou a saga do Rocky, sendo que em algum lugar no meio disso tudo, o ator Michael J. Fox se tornaria uma lenda como o viajante no tempo nos filmes do De Volta para o Futuro.


No centro de tudo estava Fox, empunhando uma guitarra Gibson e um charme que facilmente conquistaria gerações de público. A estrela se tornou um dos atores definidores da era e mesmo agora, décadas depois, Fox ainda é associado à década do cinema que gerou seu sucesso, porém, seu interesse nas artes se estende muito além disso.


Na verdade, quando se trata de música, Fox passou por um momento opaco durante os anos 80.


Ao ser entrevistado uma vez pelo jornal USA Weekend, a estrela compartilhou seu amor pela música de sua juventude, reportando-se aos anos 60 e 70, mas admitindo que "tirei os anos 80 de folga". Isso faz sentido, não pelo gosto musical, mas dada o quão ocupada sua agenda deve ter sido durante esse período - ou seja, ele não deve ter tido muito tempo para ficar sentado sossegadamente escutando vinil ou a rádio.


No entanto, Fox se apaixonaria novamente pela música na década de 90, particularmente com a crescente cena grunge. A era gerou algumas das mais emocionantes novas músicas de guitarra que o público tinha visto em muito tempo e esse carisma musical também iria atingir Fox, conforme ele disse em entrevista. 


E mais, Fox ainda chegou a dizer em seu livro biográfico que no final dos anos 90, uma música em particular lhe fez ter um novo renascimento em sua vida, após ser diagnosticado com Mal de Parkinson. E que foi a canção "Given to Fly" do PEARL JAM (5º disco, "Yield", 1998).


Quando o PEARL JAM foi eleito ao Rock and Roll Hall of Fame em 2017, Fox foi um dos convidados de honra da banda para estar presente na cerimônia (foto, junto com sua esposa e o vocalista Eddie Vedder), e quando chegou a hora do PEARL JAM subir ao palco para tocar algumas músicas, a canção "Given to Fly" foi apresentada ao vivo e em homenagem a Fox. 


Confira exatamente essa performance do PEARL JAM citada acima:


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page