top of page
by Brunelson
Desde que a banda resolveu encerrar amigavelmente as suas atividades em 2011, Stipe agora pode relembrar de suas conquistas e refletir sobre os momentos favoritos.
R.E.M. não era a sua banda arquetípica conquistadora de arenas e a fama nunca foi algo que eles desesperadamente queriam alcançar ou até mesmo ansiaram. Nos primeiros 10 anos de carreira, a banda alcançou o status cult antes de tudo mudar em 1991, quando o seu 7º álbum de estúdio, "Out of Time", foi estratosférico.
Esse disco contou com os singles de sucesso "Shiny Happy People" e "Losing My Religion", que catapultaram o R.E.M. nas mãos de uma nova base de fãs internacional.
Depois de nomear a canção "The Lifting" do álbum "Reveal" (12º disco, 2001), o cantor observou o quão difícil ele encontrou o desafio de se adaptar em certas situações com a banda durante a carreira: “Peter Buck (guitarrista) possui o tipo de personalidade que, se ele não está feliz e está na mesma sala com você, isso meio que derruba tudo”, disse Stipe. “Ele é uma das pessoas mais inteligentes que já conheci e uma das pessoas mais silenciosas, então, você nunca sabia o que estava acontecendo dentro do cérebro dele”.
A música "The Lifting" mostra Stipe escrevendo da perspectiva de uma mulher. Ele disse que esta canção o forçou a “desafiar o meu próprio senso de posicionamento feminista”. O vocalista acrescentou: “Por que escrevi esse personagem insanamente vulnerável como mulher? Eu tive que examinar isso”.
Estranhamente, a lista de 08 músicas de Stipe também não apresenta nenhuma música do clássico e amado álbum "Automatic For The People" (8º disco, 1992).
Sobre a canção "World Leader Pretend", lançada no álbum "Green" de 1988 (6º disco), Stipe falou: “Foi a primeira música em que me senti tão confiante, que imprimimos a letra para o encarte do álbum e permitindo que as pessoas a lessem antes de ouvi-la”, comentou Stipe. “Então, você poderia dizer que foram 08 anos de formação”, diz ele sobre a jornada da banda para chegar até a música "World Leader Pretend".
Enquanto isso, Stipe também incluiu a canção "We All Go Back to Where We Belong", uma música inédita que o grupo lançou em 2011, depois de anunciarem que estavam se separando.
Stipe admitiu que a separação foi uma “decisão difícil”, mas que ele sentiu ser a única opção: “Tínhamos cumprido o nosso contrato e ficou evidente para nós que não queríamos que a banda caísse em bobagens, e tomamos a difícil decisão de nos afastarmos em nossos próprios termos e deixar as coisas acontecerem agora", refletiu Stipe sobre ficar relançando os álbuns em datas de aniversário.
Stipe tem um carinho eterno por aqueles anos emocionantes que a banda desfrutou e não há diamantes suficientes no mundo que o tentem a potencialmente arruinar o seu legado. Essa lista de 08 músicas escolhida a dedo é uma viagem fugaz cheia de nostalgia, que também amplifica por quê Michael Stipe está certo em não arriscar manchar o ilustre nome do R.E.M.
Confira em ordem cronológica as 08 músicas preferidas do R.E.M, que foram relatadas em entrevista pelo seu vocalista Michael Stipe:
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments