O rock and roll nunca deixou de ter algumas sessões de ataques verbais.
Para cada banda que parece ser amigável com todos que encontram, sempre haverá alguns tentando derrubar seus detratores sempre que forem entrevistados ou tendo uma câmera na sua frente.
E mesmo que o vocalista do R.E.M, Michael Stipe, fosse conhecido por manter a paz na maior parte do tempo, ele realmente não teve paciência com o comportamento do OASIS depois de sair em turnê com eles no começo dos anos 90.
Porém, quando o OASIS estava iniciando, Stipe já era conhecido como um dos principais padrinhos do rock alternativo e pilares de ícones grunge como Kurt Cobain. E ao contrário da mentalidade sensata da maioria dos roqueiros alternativos dos EUA no início dos anos 90, o OASIS se comportava como se fosse a 2ª vinda do Jesus do rock and roll, coisa que nem sempre agradava ao público alternativo e muito menos do R.E.M.
Stipe inicialmente pediu que o OASIS abrisse seus shows durante algumas datas na Europa no começo dos anos 90, mas com o passar da década, as coisas rapidamente se tornaram hostis para os envolvidos.
Além de disparar alguns golpes em entrevistas contra Stipe por não ser punk o suficiente, o frontman do OASIS acabaria por fazer sua própria réplica ao R.E.M, escrevendo a canção "Morning Glory" baseada no riff da clássica música do R.E.M, "The One I Love".
Embora Stipe tenha aceitado isso com parcimônia, ele não tinha mais a mesma impressão sobre o OASIS no final da década de 90.
Quando questionado uma vez em entrevista se ele (Stipe) saía ou se encontrava com o pessoal do OASIS, o vocalista do R.E.M. disse que não tinha muito em comum com eles, dizendo: “Talvez seja uma coisa britânica, mas eles (OASIS) são apenas uma raça em particular. Eles são meio idiotas, sabe?”
Para encerrar, Stipe pode também até ter dado uma resposta musical ao OASIS com a música "New Test Leper", onde ele deixou escrito no encarte de uma coletânea do R.E.M. sobre esta canção: “Quando pessoas que escreveram somente umas 04 músicas boas e se tornam idiotas”.
Comentarios