top of page

Mike McCready: "depois que vi um show de Muddy Waters, levei a guitarra mais pela emoção"

by Brunelson

Mike McCready, lendário guitarrista do PEARL JAM, foi entrevistado recentemente pelo podcast do guitarrista do FOO FIGHTERS, Chris Shiflett, chamado Shred With Shifty, para contar várias histórias sobre a origem da banda, algumas músicas do grupo e influências, como ter citado Jimi Hendrix quando McCready criou o solo inspirado para a clássica música “Alive” (1º disco, "Ten", 1991).

Confira outros trechos dessa entrevista:

“Se você não tinha essa formação punk rock, era desprezado na cena”, lembrou McCready sobre a sua adolescência e início musical aprendendo a tocar guitarra. Assim como ele mesmo explicou, sua educação foi menos punk rock e mais de "garotos escoteiros", até que ele resolveu pegar um violão para aprender a tocar.


Ele e o outro guitarrista do PEARL JAM, Stone Gossard, preferiam nomes de bandas como IRON MAIDEN e JUDAS PRIEST, e depois que Gossard flagrou McCready "destruindo" licks de guitarra de Stevie Ray Vaughan em uma festa caseira, ele telefonou para McCready no dia seguinte para começar uma nova banda com 02 guitarristas na formação.

“Eu só podia fazer o que sabia, que era interpretar os meus protagonistas”, disse McCready sobre esse momento.

Uma grande virada ocorreu na vida para McCready quando ele testemunhou a atuação de Muddy Waters no começo dos anos 80: “Parecia que ele poderia fazer mais em uma nota do que eu fazia com todas aquelas milhares de notas na guitarra”, finalizou o guitarrista do PEARL JAM, ainda dizendo que essa observação o levou a "desistir da 'destruição' sonora na guitarra e a seguir uma direção movida mais pela emoção e enraizada no blues".

Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page