top of page
by Brunelson

Mike McCready: "pensei na hora que era a melhor música que já tínhamos feito", disse o guitarrista do Pearl Jam

Nem toda banda quer ser tão grande quanto seus fãs acham que deveriam ser. 


Apesar das muitas pessoas que gostam de sua música e cujas vidas foram mudadas ao ouvir uma de suas canções, a imensa pressão de tocar para multidões enormes todas as noites e lidar com todo o pacote midiático que vem na bagagem pode se tornar uma coisa esmagadora. 


E na época em que o PEARL JAM alcançou fama generalizada, o vocalista Eddie Vedder parou de tentar fazer música comercial e mesmo enquanto eles experimentavam querendo se "auto sabotar", o guitarrista Mike McCready considera uma canção desse período como "uma das melhores músicas que nós já fizemos".


Estamos falando da canção tribalista, "Who You Are" (4º disco, "No Code", 1996), que por sinal foi lançada como single principal desse álbum. Por outro lado, essa música é exatamente o oposto dos pontos fortes de McCready como músico. Toda a premissa de tê-lo no grupo era dar à banda um guitarrista com talento para fazer solos virtuosos de guitarra, mas em uma canção como "Who You Are" que é abdicada de uma grande guitarra, a escolha de McCready soa no mínimo curiosa quando paramos para analisar.


O disco "No Code" é um dos preferidos dos fãs mais assíduos do PEARL JAM, considerado até hoje o álbum mais experimental da banda. Já no álbum anterior, "Vitalogy" (3º disco, 1994), o grupo tinha sacudido essa ideia de querer ser lembrado como uma banda comercial, sendo que de 14 músicas que foram lançadas nesse álbum, eles incluíram 04 faixas experimentais e de difícil digestão para o público mainstream.


Mas aí está outro de vários sintomas de uma obra de arte. Mesmo enterrando a canção "Betterman" para o final do disco "Vitalogy" e não a lançando como single, os holofotes bateram mais uma vez em cima do PEARL JAM com a mesma se tornando um grande sucesso, onde as rádios a colocaram para tocar incessantemente e ficando em 1º lugar nas paradas em todo mundo, apesar do grupo não ter feito nenhuma divulgação dessa música - muito menos videoclipes, coisa que eles não faziam mais desde o lançamento do 2º álbum de estúdio, "Versus" (1993).


E esta foi a oportunidade deles de quererem ficar ainda mais estranhos quando fossem gravar o próximo álbum de estúdio.


Enquanto a maior parte da música "Who You Are" é sobre seguir o groove da bateria - agora pelo novo baterista da banda, Jack Irons (baterista original do RED HOT CHILI PEPPERS) - na verdade sua linhagem é muito mais meticulosamente planejada do que muitos podem pensar, se você a escutar várias vezes com atenção e em um fone de ouvido.


Antes mesmo da banda realizar a gravação final desta canção, McCready sabia - apenas pelas gravações demos - que seria algo especial, dizendo mais tarde para a revista Spin: "Quando ouvi essa música pela 1ª vez ainda na gravação demo, fiquei totalmente impressionado. Pensei na hora que era a melhor música que já tínhamos feito".


Enquanto a maior parte do álbum "No Code" deixou muitos fãs (do mainstream ou não) confusos sobre quem era o PEARL JAM como banda, onde a atitude do grupo vinha de forma crescente em seus discos querendo se "auto sabotar", a canção "Who You Are" os viu se concentrando mais em escrever de um lugar pessoal do que qualquer outra coisa que já tivessem feito - independente se iria agradar o público ou não.


Depois de anos sob os olhos do público e mídia, PEARL JAM estava apenas curtindo música pelo prazer que ela oferece às nossas almas e mesmo que McCready não assume sua guitarra onipresente nesta canção, isso não importava, desde que sua execução ainda servisse à música em 1º lugar e à satisfação interna dos membros da banda.


"Who You Are"


















































Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page