top of page

Motorhead: Top 05 baixistas preferidos de Lemmy Kilmister

by Brunelson

Como vocalista/baixista do MOTORHEAD, Lemmy Kilmister se tornou uma espécie de altar humano na iconografia do hard rock.

Se uma coisa é certa, é que ele não aderiu à noção de que o baixo está lá restritamente apenas para adicionar algum ritmo ao fundo da música. Ao invés disso e ao longo de sua carreira, ele subiu ao palco como um verdadeiro imperador do seu instrumento.

Com este som estrondoso e único, Lemmy provou ser uma força muito singular dentro da indústria musical, mas mesmo um gigante como ele não estava sozinho na caminhada e uma vez ele citou os seus baixistas favoritos da história do rock.

Em uma entrevista para a revista Bass Player em 2003, Lemmy lançou uma luz sobre os mestres das 04 cordas que o inspiraram ao longo dos anos.

O primeiro baixista que ele citou foi o maestro da louca e funkeada seção rítmica do RED HOT CHILI PEPPERS, Flea. Como Lemmy proclamou: “Acho que ele é muito bom. Flea é excelente, um inovador e tudo o que ele faz se destaca”.

O próximo nome a receber a aprovação de Lemmy foi Jet Harris. Harris começou como baixista da banda THE SHADOWS, um grupo britânico de curta duração com uma série de singles pioneiros lançados entre 1958 e 1962. Antes de Harris formar o duo rítmico com o baterista Tony Meehan, ele realmente colocou o baixo na frente e no centro das atenções.

Essa ideia de trazer o baixo para o primeiro plano também foi claramente um comportamento de Lemmy, que disse sobre Harris: “Muito inovador para a sua época, dada a banda em que ele fazia parte. Ele me deu a ideia de que o baixista não precisava ficar sempre no fundo do palco como algo secundário”. No entanto, quando se trata de inovação e iconoclasta do baixo, eles não são mais desafiadores do que Carole Kaye. O nome dela pode não ser registrado em círculos fora da fraternidade da música, mas há uma grande chance de que quase todo mundo já tenha a ouvido tocar em algum momento de suas vidas. Ela tocou em tantas canções que na verdade, ninguém sabe o número exato com o total arredondado a quase 10 mil músicas. Ser um músico de Los Angeles na década de 60, significava que uma boa parte destas canções são clássicos genuínos. A avaliação de Lemmy foi tão brilhante quanto você poderia esperar para uma pioneira que transpôs o seu estilo jazz em melodias fluidas: "Eu gostava dela. Ela era uma dona de casa que costumava fazer todas as coisas pela gravadora Motown”, disse Lemmy. "Ela era ótima e uma mulher excelente do caralho. Ela sairia de casa pela manhã, tocaria um pouco de baixo e em seguida, voltaria para a hora do chá e alimentaria as crianças... Incrível pra caralho isso!” Ocupando os 02 primeiros lugares da lista estão Paul McCartney e John Entwistle (THE WHO). Como Lemmy disse à revista Revolver em 2002: “Eu amo John Entwistle do THE WHO. É o melhor baixista que já vi tocar! Paul McCartney é o 2º melhor baixista pra mim”. Mais tarde, ele prosseguiu com seus elogios a Entwistle, afirmando: “O melhor baixista na face da terra. Ele era o melhor pra mim e sem contestação. Ele estava tão no comando do seu instrumento, sabe? Você nunca o viu piscar em qualquer situação e nunca tocou uma nota vagabunda que eu tenha escutado. Entwistle era muito rápido ao tocar e as suas 02 mãos agitando pra caralho! O solo do baixo na música ‘My Generation’ do THE WHO, tipo, é algo que você ainda precisa se esforçar para querer tocar igual. Tudo bem se hoje você consegue fazer o que ele fazia nesta canção, mas se coloque no ano de 1964 e verá que era uma coisa inédita de se pensar na época!” Confira os 05 baixistas preferidos de Lemmy Kilmister, saudoso vocalista/baixista do MOTORHEAD: Flea Jet Harris Carol Kaye Paul McCartney John Entwistle

Comentarios


Mais Recentes
Destaques
bottom of page