top of page
  • by Brunelson

Motorhead: por que Lemmy Kilmister não gostava de tocar a clássica canção "Ace of Spades"?


Todo compositor está procurando encontrar aquela melodia mágica que leva milhões de fãs a cantar junto. Embora possa levar uma vida inteira para chegar lá, nada se compara a milhares de pessoas aparecendo em um show e cantando uma música de volta para o compositor em uma união perfeita de músico e público.

No entanto, o vocalista/baixista do MOTORHEAD, Lemmy Kilmister, nunca pensou nesses termos e aprendeu a manter alguns dos sucessos de sua banda à distância.

Desde o final dos anos 60, Lemmy sempre viu o estilo de vida rock and roll como parte do seu DNA, originalmente entrando no recinto como roadie de artistas como Jimi Hendrix. Apesar de não ter aspirações de pegar um baixo para tocar e cantar, ele teve a chance de sua vida depois que alguém disse aos membros da banda HAWKWIND que ele poderia aprender a tocar baixo, tornando-se eventualmente um cantor e baixista.



Depois de diferenças criativas e muitas apreensões de drogas, Lemmy resolveu partir do grupo, procurando criar algumas das músicas mais loucas que já ouviu e inspirando-se nas travessuras selvagens de artistas de sua juventude, como Little Richard. Por mais que Lemmy se esforçasse formando o MOTORHEAD e em cada álbum lançado, com o passar do tempo ele parecia incomodado por ser definido por apenas 01 música.

Apesar de todo o sangue, suor e lágrimas derramados na discografia do MOTORHEAD, a clássica canção, "Ace of Spades" (4º disco, "Ace of Spades", 1980), sempre será a sua música de assinatura, com Lemmy exibindo a sua voz rouca característica com um efeito glorioso ao seu som de baixo da marca Rickenbacker.

Ao falar sobre essa música anos após ter sido a marca do MOTORHEAD, Lemmy tinha algumas reservas sobre as pessoas que iam aos shows de sua banda apenas para esta canção, dizendo uma vez ao site White Line Fever: “Estou farto da música 'Ace of Spades'. Nós não nos tornamos fossilizados depois daquele disco, sabe? Tivemos alguns bons lançamentos desde então, mas os fãs sempre querem escuta-la, então, é por isso que ainda tocamos esta canção todas as noites. Porém, pra mim, já cansei dessa música".







Embora o público em geral não se importasse em ouvir o MOTORHEAD por tanto tempo depois do seu maior sucesso, algumas das maiores bandas de metal do mundo também estavam ouvindo atentamente.

Fora da cena do hard rock, bandas como o METALLICA mantinham o MOTORHEAD como um padrão de ouro, muitas vezes fazendo covers de suas músicas e até trazendo Lemmy como convidado especial.

Esse amor não se limitou apenas ao mundo do rock, com artistas como o rapper Ice-T citando a letra do hit de assinatura do MOTORHEAD em sua música.

Independentemente do status de maravilha de um hit do MOTORHEAD entre os fãs dos velhos tempos, as canções que eles escreveram após o seu grande sucesso os levaram a um material mais aventureiro, incluindo a peça conceitual do álbum "1916" (9º disco, 1991).

Apesar de muitas pessoas fazerem fila para apenas 01 música do MOTORHEAD, não é um exemplo de Lemmy escrever apenas uma boa canção e o resto de suas composições apenas para "tapar o buraco". No caso dele, escrever uma música que se adapte perfeitamente a um artista era realmente tudo o que ele queria.


"Ace of Spades"


Mais Recentes
Destaques
bottom of page