top of page
by Tinhones

Mulheres na música Grunge



A música grunge costuma ser vista como um gênero dominado pelos homens, mas o fato é que as mulheres tiveram um papel não menos importante na transformação da música grunge no que ela é hoje. Listamos aqui apenas algumas das mulheres e bandas lideradas por mulheres que deixaram sua marca na música grunge, e também na luta pelo empoderamento feminino.

L7

Esta banda veio de Los Angeles, que não é considerada uma cidade típica para músicos grunge. As músicas dessa banda eram menos pesadas do que as de outras bandas grunge, mas ainda assim eram muito gritantes e agressivas. Suas letras também eram muito poderosas e emocionais. Esta poderosa banda feminina fazia parte do movimento underground punk feminista riot grrrl. Suas canções falavam sobre o empoderamento feminino e faziam os ouvintes quererem gritar junto.

Dickless

Esta banda só de mulheres conseguia ser particularmente irônica, especialmente considerando o sucesso obtido com sua regravação da famosa canção de blues de Bo Diddley, “I’m a Man.” Ela realça toda a raiva e frustração vivenciada por mulheres numa cultura dominada por homens. Apesar de a banda ter lançado apenas um pequeno conjunto de singles, cada um deles ocupou seu lugar de destaque no mundo do grunge. Portanto, apesar de não ser tão conhecida quanto outras bandas grunge de Seattle, a Dickless será lembrada por muito tempo.

Babes in Toyland

Talvez nenhuma “banda de garotas” tenha retratado o ódio e a raiva como este trio muitas vezes subestimado. Sua música é descrita por especialistas como uma das mais ácidas do gênero rock. Com a vocalista Kat Bjelland nas guitarras e a baixista e a baterista Clara Salyer e Lori Barbero, respectivamente, fornecendo um ritmo condutor, elas emergiram da cena punk de Minnesota para se tornarem uma das favoritas da música alternativa mais essencial dos anos 90.

7 Year Bitch

Talvez nenhuma outra banda tenha desempenhado um papel mais importante em usar a música para aumentar a conscientização sobre a violência contra as mulheres do que esta, formada por três membros da Barbie’s Dream Car. Com musicalidade sólida e muita atitude, a banda era conhecida como uma banda punk agressiva na cena indie americana.

Sleater-Kinney

A Sleater-Kinney fez parte da cena punk e do movimento riot grrrl desde o início. Elas foram populares nas paradas musicais grunge por mais de 10 anos. A Sleater-Kinney preferia ver a música punk arder de uma só vez em vez de se desvanecer aos poucos. A banda abriu caminho até o mainstream, a tendência dominante, mas depois usou sua habilidade musical e volume ensurdecedor para trazer os fãs de volta às raízes punk do grunge.

Hole

Antes de Courtney Love se tornar sinônimo junto com o marido Kurt Cobain, ela já era uma estrela através dessa banda dark grunge. Conduzida por suas letras agonizadas e abrasivas e pela ousada habilidade guitarrista de Eric Erlandson, a banda abordou temas como bullying, estupro, o relacionamento devastador de Courtney com Cobain e os direitos femininos.

Veruca Salt

Veruca Salt fez mais do que apenas seguir a música grunge popular de sua época, se inspirando no punk, hard rock e no rock alternativo para criar sua própria voz distinta. A banda pode não ter durado tanto quanto muitos de seus contemporâneos e talvez não tenha sido tão popular. No entanto, elas ajudaram a pavimentar o caminho para bandas grunge femininas da geração seguinte.

Conclusão

Esqueça a música pop que tocam durante os intervalos de seus jogos favoritos da NFL; mude para algumas dessas bandas femininas grunge para te ajudar a se animar para o segundo tempo. Essas estrelas femininas do grunge também solidificaram seus lugares no gênero, independentemente de seu sexo.





























Mais Recentes
Destaques
bottom of page