Neil Young: 06 solos marcantes de guitarra
Neil Young é tão respeitado quanto qualquer compositor estelar desse planeta.
No entanto, apesar do seu legado, uma faceta de sua grandeza que o torna um talento especial e muitas vezes cravado como pioneiro, é o seu jeito de tocar guitarra. Essa habilidade é o que ajuda a tornar as suas músicas perfeitas, além de ser um locutor de classe mundial.
Porém e por alguma razão, Young é visto como um guitarrista que causa divisão devido à sua técnica não convencional. Ele não toca pelo livro de regras e sua abordagem estilística selvagem é muitas vezes o motivo de amá-lo ou, de forma notável, tentar descartá-lo.
Muitos argumentam que Young não é um grande técnico pela definição padrão, no entanto, a sua capacidade de expressar emoções em abundância através do seu toque singular de guitarra é incrível e há uma sutileza única em seu estilo.
Mesmo assim, o beatle George Harrison detestava a música de Neil Young, uma vez dizendo ao jornalista Bob Geldof: "Eu não sou um fã de Neil Young". Então, Harrison continuou a falar cruelmente: "Eu odeio isso, sim, eu não aguento. É bom pra rir. Fizemos uma vez um show com ele, eu estava ao lado do palco durante a sua apresentação e olhei em volta, quando vi Eric Clapton e lhe disse: 'O que está acontecendo?'"
Esse tipo de crítica é como um banho de cachoeira para Neil Young, um músico que não liga a mínima para o que as pessoas dizem sobre o seu estilo único e com 40 álbuns de estúdio lançados, além dos discos ao vivo e coletâneas - o 41º álbum de estúdio já está a caminho conforme noticiado.
Em 2014, ele concedeu à revista francesa Guitare et Claviers a melhor visão até então sobre como ele deseja que a guitarra seja tocada, quando questionado sobre os seus pensamentos sobre músicos que foram à Escola de Artes e Música para aprender a tocar guitarra.
“Isso lhe daria uma visão bastante triste do seu futuro se olhássemos somente para esta forma, não é? Em primeiro lugar, ninguém se importa se você sabe tocar escalas”, disse ele. “Ninguém dá a mínima se você tem boa técnica ou não. É se você tem sentimentos que deseja expressar com a música, isso é o que realmente importa. Quando você é capaz de se expressar e se sentir bem, então, você sabe por que está tocando”.
Ou seja, você não aprende a tocar como Neil Young sendo ensinado numa escola ou conservatório, o seu estilo é inato para ele, o que o torna tão especial.
Para celebrar a sua grandeza na guitarra, escolhemos 06 solos de guitarra na lendária carreira de Neil Young, procurando ilustrar não os 06 melhores solos de guitarra, mas aqueles que procuram abranger todo o leque de sua versatilidade.
Confira sem ordem qualitativa nenhuma:
Comments