top of page

Neil Young: a música que ele criou para irritar seus fãs

by Brunelson

A maioria dos artistas precisa entender que nem todo mundo vai gostar de todas as músicas que eles lançam. 


Uma coisa é ter um público-alvo que fica com você nos bons e maus momentos e adora cada canção que você toca, mas uma vez, Neil Young admitiu que estava intencionalmente tentando chatear as pessoas quando escreveu as letras da música "Let's Impeach The President" (29º disco, "Living With War", 2006).


Claro, Young poderia ser a última pessoa em quem se podia confiar para apostar em algo seguro. Ele não trabalha pra ninguém além das suas convicções conscientes e desejos inconscientes que permeiam sua mente, e se outra pessoa lhe dissesse para mudar seu estilo ou tentar escrever algo com sabor mais pop para vender, as chances são de que Young teria passado direto por cima deles ou intencionalmente ido na direção oposta.


Nos anos 2000, Young pelo menos se acomodou em um certo estilo de música. Desde seu tempo com o PEARL JAM nos anos 90 explorando o lado sonoro mais pesado de suas coisas, ele iria lentamente reduzindo a marcha, mas liricamente não quer dizer que ele não pudesse falar o que pensava. E assim que a Guerra do Iraque começou, Young criou a música "Let's Impeach The President", quase como se estivesse escrevendo uma carta ao povo americano para explicar como e por que o presidente Bush estava levando os EUA à ruína.


E quanto a sua musicalidade, nunca foi intenção compor esta canção de forma chamativa, porque era exatamente esse o ponto da questão, com Young relembrando mais tarde em entrevista: “Quando criei a música ‘Let’s Impeach The President’, muitas pessoas a criticaram como uma canção ruim por apresentar uma melodia tão terrível. O que eu vou fazer? Escrever liricamente uma música assim e usar uma boa melodia? Isso não faria sentido, certo? Para um assunto como esse, você quer uma melodia que irrite as pessoas, que seja tão estúpida e repetitiva que irrite as pessoas”.


Provavelmente não havia outra maneira de entregar essa música neste sentido. O canadense Neil Young estava se desintegrando diante do povo americano nesta canção e se ele quisesse reunir as pessoas em torno de sua causa, ele precisava de uma melodia que fosse atingir alguém como um tapa na cara em vez do comportamento descontraído dos seus discos.


A canção "Let’s Impeach The President" é o melhor caso de um velho roqueiro ainda mostrando talento e atitude para falar sobre questões urgentes, independente se poderia ocasionar em perdas de alguns fãs. Mais uma prova de pulsão de vida de um artista íntegro, fazendo primeiramente o que lhe agrada e servindo de terapia para si.


"Let’s Impeach The President"

















































Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page