Neil Young: "essa música parece um jargão pra mim, por isso que não a canto mais”
Quando você constrói um catálogo tão amplo quanto o de Neil Young com 47 álbuns de estúdio lançados e ainda contando, certas músicas sempre vão cair no esquecimento.
E como há um tempo restrito durante um show, não há como dizer se aquele lado-b profundo que você realmente ama vai ser tocado ao vivo ou não, em favor dos grandes sucessos que é o que a maioria do público quer escutar. E Young não se importa em querer satisfazer primeiro a si mesmo em vez dos fãs, seja para enfileirar quais as músicas que serão tocadas nos shows, no entanto, com a canção "Tell Me Why" ele aplicou o efeito reverso e decidiu sacar fora do setlist dos shows.
Enquanto o álbum "After The Gold Rush" (3º disco, 1970) é uma das joias coroadas de sua discografia, a música "Tell Me Why" e que abre esse álbum pode ser uma das obras-primas mais simples que ele já fez. Pode não ter parecido para seu próprio autor, mas escutando Young cantando sobre as questões que ele passou em torno da adolescência é muito mais profundo do que ele provavelmente percebeu.
Mas olhando objetivamente, Young não achou que criou algo tão especial assim.
Mais tarde, em entrevista para a revista Spin, ele disse que as letras desta canção o forçou a aposentar a mesma dos seus shows: “Eu não a entendo, sabe? Parece um jargão pra mim e parei de cantar essa música porque quando chego naqueles versos, eu me pego pensando: 'Mas que porra estou querendo dizer?' Sabe, eu não edito as minhas canções e sabia que algo estava acontecendo na época em que a escrevi para consertar o que estava acontecendo comigo, mas depois de um tempo eu não conseguia mais lembrar sobre o que era isto e não se aplica mais ao que estou fazendo desde então”.
Pode significar algo diferente ao longo do tempo, mas Young fez uma das falas mais profundas de sua carreira ao falar sobre ter idade suficiente para pagar, mas ser jovem o suficiente para vender. Fora de sua confusão com o mundo, estar naquela encruzilhada na vida (adolescência) quando você está começando a ter responsabilidades pelos seus atos e ainda assim tentar viver como um adolescente ao mesmo tempo, é algo do qual ninguém jamais escapará em suas vidas.
Neste sentido, a música "Tell Me Why" poderia ter sido um hino para vários roqueiros que respeitavam Neil Young. Muitas pessoas sabiam como era sobreviver aos anos 60 na geração de Young, assim como artistas posteriores que se identificaram com suas letras porque também tiveram as suas fases na adolescência e não quiseram (não quer dizer que conseguiram) esquecer dos seus princípios nesta fase única da vida.
Comments