top of page
by Brunelson
O evento foi idealizado pelas lendas americanas Willie Nelson, John Mellencamp e claro, Neil Young.
Essa primeira edição do festival aconteceu depois que Bob Dylan provocou polêmica em outro festival, o Live Aid em 1985, ao afirmar: “Seria bom se parte desse dinheiro fosse para agricultores americanos”. Embora Young e cia reconhecessem que o sofrimento de uma pessoa não é comparável ao de outra – e de fato, havia uma necessidade extrema de ajudar a África – também seria necessário organizar um festival para apoiar os americanos que também estavam sofrendo.
Assim como ele mesmo falou numa entrevista para a revista Playboy em 1980, pouco antes de ser assassinado: “Eu amo todas essas coisas punk. São puras, no entanto, não sou louco por pessoas que se destroem”. Quando perguntado se a linha de Neil Young caiu no lado errado da história, Lennon respondeu: “Eu odiei isso”.
Continuando a se explicar, Lennon falou: “'É melhor desaparecer como um velho soldado do que queimar'... Eu não aprecio a adoração do falecido Sid Vicious ou do falecido James Dean ou do falecido John Wayne. É tudo a mesma coisa. Fazer de Sid Vicious um herói, Jim Morrison um herói... É lixo pra mim. Eu adoro as pessoas que sobrevivem".
No entanto, Neil Young daria a sua versão da história 02 anos depois, dizendo: “O espírito do rock’n’roll não é a sobrevivência. Claro, as pessoas que tocam rock ‘n’ roll devem sobreviver, mas a essência do espírito do rock'n'roll, pra mim, é que é melhor queimar muito forte do que decair no infinito. Mesmo se você olhar para isso de uma maneira madura, você pensará: 'Bom, sim... Você deve decair no infinito e continuar seguindo'. O rock'n'roll não parece tão à frente, você me entende? Rock'n'roll é agora e o que está acontecendo neste segundo. Está sendo brilhante? Ou está tudo escuro porque você está esperando pelo amanhã? É disso que as pessoas querem saber e é por isso que eu canto isso”.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments