Nick Mason: baterista do Pink Floyd escolhe uma das piores músicas da banda
Durante os primeiros anos do PINK FLOYD, cada peça da banda parecia ser um trabalho em andamento.
Mesmo que eles tenham ganhado seu talento tocando juntos com os sons deliciosos e progressivos de Syd Barrett (ex-vocalista/guitarrista/compositor original), muitos de seus melhores momentos vieram do baixista Roger Waters aprendendo lentamente como ser um frontman e tornando-se a força motriz por trás da banda ao lado do guitarrista David Gilmour - que também iria aos poucos abraçar os vocais.
E embora Waters ajudasse a escrever canções que entrariam para a história do rock and roll, o baterista Nick Mason acha que uma das primeiros músicas de Waters, "Take up Thy Stethoscope and Walk" (originalmente chamada "Doctor Doctor"), foi uma das piores que ele já escutou.
Por outro lado, Waters não pretendia se tornar em um dos maiores compositores de sua geração. Ao formar o PINK FLOYD no final dos anos 60, o baixista esperava ficar em segundo plano, aumentando a textura da banda enquanto Barrett realizava exercícios de derreter a mente em músicas como "See Emily Play" (lançada como single em 1967).
Assim que o grupo começou a ficar famoso, Barrett lentamente começou a perder sua batalha contra a saúde mental, tendo que ser dispensado depois que a banda gravou seu 2º álbum de estúdio, "A Saucerful of Secrets" (1968). Deixados para continuar com Gilmour preenchendo as partes de guitarra de Barrett, muitas das canções de Waters buscaram continuar a visão com a qual seu ex-líder de banda havia começado.
Mesmo que Waters não quisesse perder a base de fãs que já havia conquistado com suas apresentações ao vivo e singles lançados anteriormente, a canção "Take up Thy Stethoscope and Walk" abriria caminho para uma das obras-primas do grupo, a música "Set The Controls For The Heart of The Sun" (2º disco). Em vez de depender de sons estranhos, toda a premissa da canção gira em torno da criação de texturas diferentes, porém, para Mason, a música "Take up Thy Stethoscope and Walk" estava longe de ser a obra-prima que eles procuravam.
Sendo incluída no disco de estreia do PINK FLOYD, "The Piper at The Gates of Dawn" (1967), Mason uma vez falou sobre a música "Take up Thy Stethoscope and Walk", concluindo: “Algo como a canção 'Set The Controls For The Heart of The Sun' é realmente interessante e sempre foi muito divertido de toca-la. Além disso, marca a transição inicial de composições de Roger Waters que havia começado na música 'Take up Thy Stethoscope and Walk', antes chamada ‘Doctor Doctor’, que é possivelmente uma das piores músicas que ele já fez... Me desculpe, Roger, mas que avançou para a canção 'Set The Controls For The Heart of The Sun' que simplesmente se tornou na minha música preferida do PINK FLOYD para tocar bateria”.
Comments